CRIANDO UMA CRENÇA POSITIVA

CRIANDO UMA CRENÇA POSITIVA

Por Renato Negrão 15/07/2016 - 19:50 hs

Quando acreditamos em alguma coisa, agimos como se isso fosse verdade, e por vezes fica difícil provar o contrário, porque as crenças atuam como filtros perceptivos muito fortes.

As crenças nascem de muitas fontes, como a nossa educação, do exemplo de pessoas importantes, de traumas passados e de experiências repetidas. As crenças são na verdade grandes generalizações de nossa experiência de mundo, e de outras pessoas.

Essas crenças podem ainda ser fortalecedoras ou limitantes.

Crenças positivas, as fortalecedoras, funcionam como autorização para colocar em prática as nossas capacidades. Isso quer dizer que as crenças criam resultados.

Geralmente, as crenças limitantes são formadas pelas frases que começam com “eu não consigo”, "eu não posso”, etc.

No entanto, nós não nascemos com essas crenças, como acontece com a cor dos nossos olhos por exemplo. Elas são criadas e modificadas durante todo o nosso período de vida, ou seja, com o tempo você vai aprendendo a acreditar em várias coisas que vão se modificando com o seu desenvolvimento interno, e essas modificações ocorrem até o seu último minuto de vida.

Quantas pessoas nos dão mostras concretas que nos últimos dias de vida mudaram completamente seus comportamentos, o que é uma mostra segura de modificação das coisas que acreditavam como verdade.

A vantagem dessa condição instável das crenças é que elas obedecem aos seus comandos, isto é, você pode modificá-las de acordo com a sua vontade, se quiser.

Uma boa maneira de você colocar isso à prova e começar a dar os comandos certos aí dentro. A melhor maneira de descobrir do que somos capazes é fingir que podemos qualquer coisa. Aja “como se” você pudesse. O que não puder fazer você não fará. Não se preocupe, porque se seu objetivo for impossível você logo descobrirá.

Enquanto acreditar que algo é impossível você nunca vai descobrir se é possível ou não.

Se acha que isso não funciona, ou que você estaria enganando a si mesmo, experimente para descobrir, e vai se espantar como realmente funciona.

Crenças positivas nos permitem descobrir o que é verdadeiro e do que somos capazes. Funcionam como uma autorização para explorar um mundo de possibilidades.

Se a autorização para descobrir o que é verdadeiro e explorar as suas possibilidades parte de você mesmo, basta você começar agir “como se” pudesse qualquer coisa, e naturalmente irá descobrir várias capacidades que jamais imaginou possuir. Então descobrirá que realmente é capaz de coisas que nunca passaram pela sua mente, basta tentar.

Um forte abraço e até a próxima semana.

 

 

* O autor é: advogado, practitioner em PNL, palestrante, consultor de Desenvolvimento Pessoal. Contatos: rncursino@hotmail.com / (11) 99880-0305.