Entre pratos, copos e talheres (parte II)

Entre pratos, copos e talheres (parte II)

Entre pratos, copos e talheres (parte II)

Por Chef Eduardo Ortiz 22/07/2016 - 08:10 hs

Alcachofras

São comidas com a mão, começando-se de fora para dentro. Com os dedos, destaque as folhas uma a uma, mergulhando a parte mais tenra no molho. Come-se apenas essa parte mais macia, o resto da folha é deixado de lado no prato. Na parte interna está o coração (fundo) da alcachofra, que requer a ajuda de talheres.

Ostra

Geralmente é servida na concha. Use o garfo específico para descolar a ostra e levá-la à boca. Mantenha a concha embaixo pra não pingar.

Escargot

São servidos em pratos especiais, com cavidade para cada unidade. Devem ser segurados por uma pinça própria na mão esquerda e com garfo próprio na mão direita retira-se o conteúdo para comê-lo.

Caviar

Normalmente servido sobre a torrada, como patê, ou nos blinis - um tipo de panqueca salgada de origem russa. Come-se com a mão.

Frutas servidas na casca

Melão, mamão e melancia vêm geralmente em fatias, com a casca. Use o garfo e a faca para separar a polpa e vá cortando a fruta em pequenos pedaços conforme for comendo.

Frutas para descascar

Laranja, pêra, pêssego e outras. Uma das mãos prende a fruta com o garfo. A outra retira a casca ou a pele com a ajuda da faca, girando a fruta no prato. Corte em fatias para comer.

Frutas com caroço

Pode-se comer algumas com as mãos - como a ameixa e a cereja. Separe o caroço discretamente com as mãos, do modo explicado anteriormente. A manga deve ser servida fatiada e, por conter muita água, é um desastre tentar saboreá-la com as mãos. Use o garfo de sobremesa. As uvas são retiradas do cacho e comidas uma a uma, com ou sem semente.

Importante

Quando o alimento servido for do tipo que suja as mãos, a lavanda deve estar à mesa. É uma porção de água morna aromatizada com limão e colocada em pequenas tigelas. Serve para lavar a ponta dos dedos.

 

Continua na próxima edição.