Dieta do Mediterrâneo

Dieta do Mediterrâneo

Dieta do Mediterrâneo

Por Dra. Elaine C. Bueno 22/07/2016 - 08:12 hs

Elaine Cristina Bueno*

A partir desta semana vou começar a falar um pouco sobre algumas dietas.

Hoje começo a falar da dieta do Mediterrâneo. Essa dieta é baseada nos hábitos alimentares dos povos banhados pelo mar Mediterrâneo.

O cardápio é composto de gorduras de alta qualidade como os peixes, proteínas vegetais, como a lentilha, grão de bico, feijão, soja e azeite, além dos laticínios.

Inclui os carboidratos complexos, os pães e derivados dos cereais, como massas e arroz, que devem fazer parte da alimentação diária, mas em suas formas integrais, que fornecem mais fibras, minerais e vitaminas, além de proporcionar saciedade e controlar o apetite.

O peixe nessa dieta é recomendado de três a quatro vezes na semana e o consumo de frango e carne vermelha é esporádico.

A bebida indicada é o vinho, que deve ser ingerido diariamente, porém em quantidade adequada.

A dieta mediterrânea deve ser composta também por frutas, vegetais e castanhas.

Também é feita a exclusão de industrializados, e o consumo de doces é muito baixo, então, as pessoas que têm esse hábito não ingerem tantos aditivos químicos e outras substâncias prejudiciais à nossa saúde (como o açúcar branco, por exemplo).

Estudos dizem que esse tipo de dieta é muito benéfica para o coração. Esses alimentos recomendados na dieta do Mediterrâneo possuem compostos bioativos e ação sobre a diminuição da pressão arterial, do colesterol LDL, triglicérides e controle do peso, além de também contribuírem na melhora do HDL e na diminuição da agregação plaquetária, que é responsável por controlar a boa circulação sanguínea para evitar coágulos e derrames.

Essa dieta é bastante interessante, pois prioriza alimentos naturais, frescos e in natura.

Lembrando que devemos sempre consultar um profissional, uma vez que temos nossas próprias necessidades corporais.

* A autora é nutricionista pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista - FESB CRN 3 41336/P - avaliação e diagnóstico nutricional, atendimento clínico, domiciliar e reeducação alimentar. Atendimento na Clínica Transformare - Rua São Vicente de Paula, nº 137 - Centro - Atibaia, fone (11) 98453-8311 ou 4412-6405 (particular). Atendimento na Clinica Fisioneuro - Rua Pompeu Vairo, nº 57 - Vila helena - Atibaia - Telefones 4412-2805 ou 4412-2723 (convênios Funcesp, Cabesp, Caixa Econômica, Medsanitas).