DIETA LOW CARB

DIETA LOW CARB

DIETA LOW CARB

Por Dra. Elaine C. Bueno 29/07/2016 - 08:33 hs

Elaine Cristina Bueno*

A dieta Low Carb trata-se de uma dieta de baixo carboidrato. Por isso, os alimentos consumidos em uma dieta Low Carb são hipoinsulínicos, não estimulam a liberação de insulina, permitindo assim que seu corpo utilize a energia que precisa para sobreviver a partir da sua gordura, através dos corpos cetônicos que permitem esta queima.

Os aminoácidos e gorduras essenciais devem ser consumidos na dieta. E são esses alimentos junto com alimentos ricos em vitaminas e minerais que fazem parte da dieta Low Carb.

Ao fazer uma dieta Low Carb é importante você ter em mente que a sua principal fonte de energia passará a ser os alimentos ricos em gorduras, tanto as saturadas, as monoinsaturadas quanto as poli-insaturadas.

A única gordura que realmente deve ser evitada é a gordura hidrogenada, também conhecida como gordura trans, que é conseguida pela elevação da temperatura no uso de gorduras vegetais (por isso, as frituras são tão prejudiciais) e também no processo industrial para fazer produtos, como a margarina e outros óleos vegetais refinados que são parcialmente hidrogenados, mas prejudicam e muito a saúde.

 

Os principais

alimentos que devem ser

consumidos nessa dieta são:

- Verduras de todos os tipos;

- Oleaginosas;

- Carnes in natura;

- Ovos;

- Gorduras (menos as trans).

 

Alimentos

a serem evitados:

- Açúcar de qualquer espécie;

- Lactose é o açúcar do leite, frutose é o açúcar da fruta, sacarose é o açúcar refinado.

- Mel, açúcar de coco, açúcar mascavo, demerara e açúcar light também são açúcares e não devem ser consumidos no contexto de uma alimentação Low Carb.

- Grãos.

- Farinha, nem integral, nem normal. Tudo o que é feito de farinha, como bolos, macarrão, pães, pizza, biscoitos, etc.

- Arroz (integral ou não) e quinoa também não são Low Carb e não devem ser consumidos por quem deseja perder peso.

 

- Industrializados: Elimine o máximo possível produtos industrializados, embalados. Esses alimentos em sua maioria contém conservantes.

 

BENEFÍCIOS DA

DIETA LOW CARB

 

1. Regula o apetite

Quando as pessoas cortam os carboidratos “ruins”, o apetite tende a diminuir e elas muitas vezes acabam comendo muito menos calorias sem notar;

2. Perda de peso

Em estudos que compararam a dieta Low Carb com outras dietas, os participantes que seguiram a dieta Low Carb perderam mais gordura, sem sentir fome;

3. Triglicérides

A Low Carb tem o poder de baixar o nível de triglicerídeos no sangue;

4. Aumento do

Colesterol “bom” (HDL)

Uma das melhores maneiras de aumentar os níveis de HDL é comendo as gorduras “boas”, essa gorduras fazem parte da dieta Low Carb;

5. Regula os níveis de

açucar no sangue

Um estudo realizado com diabéticos tipo dois, 95,2% tinham conseguido reduzir ou eliminar a sua medicação com a redução de glicose no prazo de 6 meses, seguindo a dieta Low Carb;

 

6. Tratamento contra

síndrome metabólica

O estilo de vida Low Carb é usado para tratamento da síndrome metabólica que na verdade é o conjunto de cinco sintomas: obesidade abdominal, pressão arterial elevada, níveis de açúcar no sangue em jejum elevada, triglicerídeos altos, baixos níveis de HDL;