Dieta Detox

Dieta Detox

Dieta Detox

Por Dra. Elaine C. Bueno 12/08/2016 - 09:46 hs

Elaine Cristina Bueno*

A destoxificação é um processo biológico realizado pelo corpo humano e tem como objetivo reduzir o impacto negativo de toxinas, eliminando pela urina e suor as substâncias tóxicas ao nosso organismo acumuladas em todas as células do corpo.

O fígado e o intestino são os principais órgãos nesse processo de transformação.

Um organismo intoxicado pode apresentar diversos sintomas e estão entre eles as dores de cabeça, fadiga, dores musculares, indigestão, tremores, constipação, anemia, tonturas, e por meio de uma dieta de desintoxicação esses sintomas podem ser reduzidos e até mesmo eliminados.

Uma dieta detox pode ser para o emagrecimento ou não, esse tipo de dieta ajuda na eliminação de líquidos, no adequado funcionamento intestinal, na aceleração do metabolismo, enfim em variados fatores que auxiliam a perda ou manutenção do peso.

Essa dieta costuma ser indicada para quem necessita realizar uma limpeza no organismo e melhorar o seu funcionamento.

A destoxificação também pode ser feita com o objetivo de auxiliar na prevenção de doenças.

Alimentos a serem eliminados dessa dieta

- Açúcar, mel e doces em geral;

- Carboidratos refinados: pão francês, macarrão, bolachas;

- Frituras e empanados;

- Carne bovina, porcos e embutidos;

- Manteiga, margarina, maionese e creme de leite;

- Leite e derivados;

- Refrigerantes e sucos artificiais;

- Bebidas alcoólicas;

- Café;

- Alimentos enlatados e/ou industrializados;

- Adoçantes, se necessário utilizar à base de stevia e sucralose.

Alimentos indicados durante o detox

- Arroz Integral, quinoa e aveia;

- Leguminosas, como o grão de bico e a lentilha;

- Peixes (que não sejam preparados fritos);

- Frutas, legumes e verduras;

- Chá de erva;

- Alimentos antioxidantes como cebola, alho, suco de uva, cerejas.

Esses alimentos irão fornecer ao organismo os nutrientes necessários para as suas funções diárias.

Os produtos integrais contribuirão para o fornecimento de fibras ao organismo. Essas facilitarão o funcionamento intestinal e darão a sensação de saciedade.

As leguminosas fornecem ao organismo proteínas, que desempenham papel importante na construção e manutenção dos tecidos, além de micronutrientes.

As frutas, legumes e verduras, são importantes para a boa nutrição. E os chás de ervas contribuem para a diminuição da retenção líquida, devido ao seu efeito diurético.

Os alimentos antioxidantes combatem o excesso de radical livre, facilitando todo o processo.

E deve haver uma boa hidratação, a água é responsável pela eliminação das impurezas do nosso organismo e manutenção da temperatura corporal, entre outras funções.

A dieta detox deve ser prescrita por um profissional nutricionista, feita por um período determinado de acordo com a necessidade individual. Deve ser bem acompanhada e sua indicação geralmente é para quem comete grandes exageros alimentares, consome muita bebida alcoólica, ou está exposto a excesso de poluentes, medicamentos, com o objetivo de obter o equilíbrio metabólico, tendo mais saúde e qualidade de vida.

* A autora é nutricionista pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista - FESB CRN 3 41336/P - avaliação e diagnóstico nutricional, atendimento clínico, domiciliar e reeducação alimentar. Atendimento na Clínica Transformare - Rua São Vicente de Paula, nº 137 - Centro - Atibaia, fone (11) 98453-8311 ou 4412-6405 (particular). Atendimento na Clinica Fisioneuro - Rua Pompeu Vairo, nº 57 - Vila helena - Atibaia - Telefones 4412-2805 ou 4412-2723 (convênios Funcesp, Cabesp, Caixa Econômica, Medsanitas).