Nutrição funcional na menopausa

Nutrição funcional na menopausa

Nutrição funcional na menopausa

Por Dra. Elaine C. Bueno 19/08/2016 - 08:14 hs

Elaine Cristina Bueno*

A pré-menopusa ou climatério se caracteriza pela irregularidade nos ciclos menstruais, diminuição de hormônios que ocorre no período de dois a quatro anos antes da última menstruação.

Já a menopausa é um processo biológico natural em que a menstruação cessa. Geralmente, isso ocorre entre os 45 e os 58 anos.

A baixa da produção hormonal nesse período faz com que apareçam diversos sintomas que podem durar até um ano após a última menstruação.

Entre os sintomas estão: perda de lubrificação vaginal, diminuição da libido, ondas de calor, suor noturno, mudança de humor, irritabilidade, ansiedade, depressão, aceleração do processo de envelhecimento.

A nutrição funcional ajudaria muito as mulheres a passarem por esse processo com menores sintomas.

Devemos sempre respeitar a individualidade bioquímica.

A nutrição funcional considera a interação entre todos os sistemas do corpo, incluindo as relações que existem entre o funcionamento físico e aspectos emocionais.

Uma alimentação anti-inflamatória seria ideal para melhorar a microbiota intestinal e garantir melhor absorção dos nutrientes bioativos.

Alguns alimentos bioativos da nutrição funcional seriam essenciais para a melhora desse processo.

Veja alguns exemplos:

- Geleia Real - possui ação anti-inflamatória, hipotensivas, vasodilatadoras e ajudam a melhorar os sintomas por interagir com receptores de estrogênio.

- Gergelim - possui um potente efeito estrogênico e alivia também os sintomas.

- Couve de Bruxelas, brócolis, rúcula - melhoram o metabolismo da destoxificação.

- Romã - exerce um efeito modulador.

- Cúrcuma - por ser um excelente antioxidante.

Vale a pena mudar o seu hábito e ter uma alimentação equilibrada a fim de melhorar sua qualidade de vida, e passar pelos processos naturais com mais tranquilidade.

Converse com um nutricionista funcional e veja os benefícios dessa dieta para esse período de sua vida.

 

* A autora é nutricionista pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista - FESB CRN 3 41336/P - avaliação e diagnóstico nutricional, atendimento clínico, domiciliar e reeducação alimentar. Atendimento na Clínica Transformare - Rua São Vicente de Paula, nº 137 - Centro - Atibaia, fone (11) 98453-8311 ou 4412-6405 (particular). Atendimento na Clinica Fisioneuro - Rua Pompeu Vairo, nº 57 - Vila helena - Atibaia - Telefones 4412-2805 ou 4412-2723 (convênios Funcesp, Cabesp, Caixa Econômica, Medsanitas).