Fibromialgia e a Nutrição Funcional

Fibromialgia e a Nutrição Funcional

Fibromialgia e a Nutrição Funcional

Por Dra. Elaine C. Bueno 09/09/2016 - 10:22 hs

Elaine Cristina Bueno*

A fibromialgia é uma doença que é caracterizada por dores musculares e articulações com múltiplos pontos dolorosos.

As causas da fibromialgia ainda não são totalmente conhecidas, porém pode estar associada ao estresse. Essa dor varia de intensidade de acordo com o paciente.

Esse estado pode estar relacionado com diversos sintomas, como por exemplo: distúrbio de sono, fadiga, cefaleia, ansiedade e depressão.

O cuidado com a alimentação pode ser um grande aliado ao tratamento.

Normalmente, pacientes com fibromialgia apresentam disbiose intestinal, portanto cuidar do intestino é essencial no tratamento, incluindo na alimentação os prebióticos e probióticos.

A retirada de alimentos alergênicos (leite e derivados, glúten) também é de extrema importância para a melhora do quadro. Devem ser introduzidos alimentos ricos em triptofano, que será convertido em serotonina.

Outros nutrientes importantes são: coenzima q10, magnésio, vitamina D, ômega 3.

A alimentação deve ser adequada e equilibrada, rica em nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios. Cada paciente é único, portanto procure um profissional para te auxiliar, pois a abordagem nutricional será individualizada a fim de auxiliar no alívio dos sintomas.

Vale ressaltar que o tratamento é multidisciplinar. A alimentação é apenas uma parte de todo o processo, e o objetivo é incorporar as modificações necessárias para a melhora da qualidade de vida do paciente.

* A autora é nutricionista pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista - FESB CRN 3 41336/P - avaliação e diagnóstico nutricional, atendimento clínico, domiciliar e reeducação alimentar. Atendimento na Clínica Transformare - Rua São Vicente de Paula, nº 137 - Centro - Atibaia, fone (11) 98453-8311 ou 4412-6405 (particular). Atendimento na Clinica Fisioneuro - Rua Pompeu Vairo, nº 57 - Vila helena - Atibaia - Telefones 4412-2805 ou 4412-2723 (convênios Funcesp, Cabesp, Caixa Econômica, Medsanitas).