Brigada na Cozinha (parte VI)

Brigada na Cozinha (parte VI)

Por Chef Eduardo Ortiz 16/09/2016 - 09:14 hs

Não temos como começar a falar da gastronomia atual sem falar dos grandes três chefes em minha opinião: Carême, Escoffier e Bocuse. Estarei falando um pouquinho sobre os três e vocês notarão o quanto eles foram importantes para a nossa cozinha.

 


Carême (1784 - 1833): Francês com um enorme talento para cozinha ficou conhecido como o chefe dos reis e foi o autor da famosa obra culinária francesa “L'art de La cusine française”. Deixou em suas obras informações muito importantes para a gastronomia.


Escoffier (1847 - 1935): Chefe de cozinha em Paris e Londres em vários hotéis de luxo, ficou conhecido como “Rei dos Chefes”, sua maior obra foi “Le guide culiniaire”. Foi responsável pela reformulação da cozinha francesa. Escoffier foi o fundador da arte de cozinhar internacional.



Bocuse (1926) : Embaixador da moderna cozinha francesa, é muito famoso pela introdução da Novelle Cuisine* e ficou conhecido como o pai da Novelle Cuisine.

*
Novelle Cuisine: É o amor pelos detalhes, os cuidados e a atenção na apresentação dos pratos, ou seja, pratos grandes com porções minúsculas e bem apresentadas, utilizando produtos coloridos, produtos regionais e produtos frescos.

 

Continua na próxima edição.