Síndrome do Ovário Policístico e Nutrição

Síndrome do Ovário Policístico e Nutrição

Por Dra. Elaine C. Bueno 23/09/2016 - 08:22 hs

Elaine Cristina Bueno*

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) consiste no crescimento de cistos pequenos dentro do ovário. É um problema endócrino que afeta diversas mulheres em idade reprodutiva.

Alguns sinais clínicos indicam o início da SOP: Puberdade precoce, distúrbios menstruais ou ausência de período menstrual, aumento de pelos em locais que geralmente só os homens apresentam, acne, queda de cabelo, seborreia, disfunções ovulatórias, excesso de peso.

O diagnóstico precoce é muito importante para prevenir a possibilidade de doenças associadas.

A Síndrome do Ovário Policístico é um fator de risco para doenças como a diabetes do tipo 2, obesidade, doenças cardiovasculares, infertilidade e câncer do endométrio.

Deve ser feito um tratamento medicamentoso, e aliar o tratamento nutricional visando a manutenção do peso, a diminuição da resistência à insulina e também prevenir doenças associadas.

A nutrição funcional possui diversos alimentos benéficos para esse tipo de tratamento:

- Alimentos ricos em fibras, pois possuem substâncias capazes de diminuir a insulina, retardar o esvaziamento gástrico e auxiliar no bom funcionamento intestinal;

- Consumo de alimentos fontes de cromo como, por exemplo, as nozes, a geleia real, cogumelo, aspargos, pois são necessários para o metabolismo de carboidratos e lipídios potencializando assim a ação da insulina;

- Incluir zinco que possui uma potente ação antioxidante;

- O magnésio (sementes, leguminosas, vegetais verdes escuros) e a vitamina do complexo B (aveia, batata inglesa, banana) são essenciais, pois participam do metabolismo da glicose;

- Aumentar o consumo de peixes ricos em ômega 3, pois são anti-inflamatórios e reduzem a produção da insulina.

Uma alimentação adequada é de extrema importância para o tratamento melhorando a regulação dos ciclos, colaborando com a qualidade de vida da paciente, podendo assim ter sua infertilidade revertida.

 

* A autora é nutricionista pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista - FESB CRN 3 41336/P - avaliação e diagnóstico nutricional, atendimento clínico, domiciliar e reeducação alimentar. Atendimento na Clínica Transformare - Rua São Vicente de Paula, nº 137 - Centro - Atibaia, fone (11) 98453-8311 ou 4412-6405 (particular). Atendimento na Clinica Fisioneuro - Rua Pompeu Vairo, nº 57 - Vila helena - Atibaia - Telefones 4412-2805 ou 4412-2723 (convênios Funcesp, Cabesp, Caixa Econômica, Medsanitas).