Outubro Rosa x Nutrição Preventiva

Outubro Rosa x Nutrição Preventiva

Outubro Rosa x Nutrição Preventiva

Por Dra. Elaine C. Bueno 07/10/2016 - 14:03 hs

Elaine Cristina Bueno*

Estamos no mês de outubro, e este mês tem uma atenção especial à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O câncer de mama vem crescendo a cada ano, trata-se da segunda neoplasia maligna mais frequente na população feminina.

Entre os diversos fatores de risco estão o estilo de vida, a genética, fatores ambientais e idade.

Atualmente, a população tem consumido muitos alimentos industrializados com elevado teor de gorduras trans e saturadas, alto teor de açúcar e sódio.

O consumo de uma dieta inadequada cheia de aditivos alimentares, corantes e outras diversas substâncias tóxicas acaba contribuindo para o aumento de diversas doenças, principalmente as neoplasias.

Os hábitos alimentares, o estilo de vida saudável, a prática de atividade física podem fazer toda a diferença na prevenção contra o câncer de mama.

Alguns estudos apontam que a alimentação pode ser essencial para sua prevenção. Um exemplo disso é reduzir o consumo de carnes vermelhas, evitar o consumo de gorduras ruins e aumentar o consumo de alimentos funcionais.

Um alimento funcional tem compostos bioativos que, além de nutrir pode também exercer funções importantes para o bom funcionamento de nosso organismo.

Alimentos benéficos para prevenção:

Frutas vermelhas - devido à presença das antocianinas ajudam a retardar o crescimento de células tumorais.

Açafrão - é um potente antioxidante rico em curcumina, que é responsável pela redução da replicação do tumor.

Ômega 3 - (fontes: salmão, atum, sardinha, cavalinha e óleos vegetais como, por exemplo, a macadâmia, a linhaça), ajuda a inibir a formação do câncer de mama e também as metástases.

Fibras - são de extrema importância para ajudar a regular a flora intestinal, e mantendo o intestino saudável as defesas de nosso organismo melhoram muito.

Vitaminas e minerais presentes nas frutas, verduras e legumes (vitamina A, C, E e alguns minerais como o selênio) - possuem o efeito protetor atribuído pela presença de antioxidantes que ajudam a proteger o organismo contra os radicais livres.

Por isso, seja saudável, pratique atividades físicas, tenha uma alimentação equilibrada e variada com alimentos funcionais.

O Outubro Rosa é celebrado anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce.

Vamos todos juntos nessa causa, prevenção é o melhor remédio: “Faça de seu alimento seu medicamento.” (Hipócrates)

 

 

* A autora é nutricionista pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista - FESB CRN 3 41336/P - avaliação e diagnóstico nutricional, atendimento clínico, domiciliar e reeducação alimentar. Atendimento na Clínica Transformare - Rua São Vicente de Paula, nº 137 - Centro - Atibaia, fone (11) 98453-8311 ou 4412-6405 (particular). Atendimento na Clinica Fisioneuro - Rua Pompeu Vairo, nº 57 - Vila helena - Atibaia - Telefones 4412-2805 ou 4412-2723 (convênios Funcesp, Cabesp, Caixa Econômica, Medsanitas).