CONHECIMENTO, EQUILÍBRIO E LIBERDADE

CONHECIMENTO, EQUILÍBRIO E LIBERDADE

CONHECIMENTO, EQUILÍBRIO E LIBERDADE

Por Renato Negrão 07/10/2016 - 19:15 hs

Se algum dia você ouviu a frase que a vida é uma roda viva, acredite que é verdade.

Ela nos envolve de tal maneira que devemos sempre estar atentos aos nossos pensamentos e comportamentos, que serão determinantes no sucesso ou fracasso das empreitadas pessoais e/ou profissionais, porque os resultados profissionais, ao longo do tempo, são reflexos da pessoa que somos.

Fixando um pouco o pensamento nessas expressões, é possível começar a despertar o entendimento do quanto é importante o equilíbrio mental para o sucesso dos objetivos.

Percalços estarão sempre presentes no caminho, e somente uma mente equilibrada poderá vencê-los com eficiência e tranquilidade. Caso a pessoa não se encontre assim equilibrada, eles representarão sinais de alerta, que se não observados poderão levar ao fracasso de todo o esperado.

Equivocadamente, muita gente acredita que o desequilíbrio das pessoas é resultado de suas faltas, quando na verdade, o processo é inverso.

Uma mente, um pensamento desequilibrado, equivocado em seus fundamentos leva às falhas. Progressivamente esse desequilíbrio mental levará então às faltas, e num agravamento maior às injustiças e até aos crimes.

Como a vida é uma roda viva, e tudo acontece aos ciclos, essas falhas e faltas serão fortes agentes para resultar em mais desequilíbrio, e o círculo vicioso então facilmente estará instalado.

Uma vez instalado esse processo, qual seria então a solução para voltar as coisas à normalidade, o pensamento, o comportamento, as atitudes?

A resposta está na informação.

Existem alguns caminhos alternativos que podem ser seguidos, se quisermos resolver o problema de fora para dentro, ou seja, do ambiente para a pessoa, e aí poderemos nos utilizar de consultorias, acompanhamentos profissionais e coisas do gênero.

Como sempre a vida nos oferece várias opções, e nos permite escolher à vontade, uma delas que me parece mais útil, é a de começar a consertar as coisas de dentro para fora, ou seja, do seu íntimo para o ambiente. Nesse outro processo o instrumento mais poderoso a ser utilizado é a informação. Somente a verdadeira informação, aquela que de fato esclarece, é que poderá reverter as amargas experiências do insucesso e das decepções.

São as informações consistentes que reabilitam o equilíbrio mental, emocional e comportamental. Daí em diante não fica muito difícil perceber como escapar do círculo vicioso. Se o desequilíbrio leva às falhas, delas às faltas e daí por diante, com pouco esforço de pensamento, concluiremos que, com o equilíbrio que a informação oferece logo estaremos diante da porta de saída desse desconforto.

E como identificar qual a melhor informação para reverter esse quadro desalentador?

A resposta é simples, mas nem sempre é fácil aceitá-la e aplicá-la ao caso concreto: A melhor informação é aquela que trará benefícios para você e para os outros. O equilíbrio somente será encontrado quando o ambiente à sua volta não sofrer interferências prejudiciais com suas decisões. Então você poderá desfrutar da liberdade para agir. Assim, o conhecimento aponta para o equilíbrio que lhe proporciona liberdade.

Um forte abraço, e até a próxima semana.

 

 

* O autor é: advogado, practitioner em PNL, palestrante, Consultor de Desenvolvimento Pessoal. Contatos: rncursino@hotmail.com / (11) 99880-0305.