ASPECTOS DA PERSONALIDADE

ASPECTOS DA PERSONALIDADE

Por Renato Negrão 04/11/2016 - 22:01 hs

Durante toda nossa vida somos envolvidos em vários padrões que nos são impostos das mais variadas formas.

Desde os primeiros momentos de vida somos suscetíveis de sugestionamento, e entenda que estes primeiros momentos de vida não dizem respeito àquelas palmadinhas que o fizeram chorar pela primeira vez, mas desde o momento em que aquele embrião começou a formar seus órgãos, dentre eles a mente.

A partir daí começa a nascer a nossa personalidade. Muito bem, chegamos a este mundo, e logo de início, no seio de nossa família já necessitamos nos adaptar ao modo de vida e padrões que nos são impostos. Indiscutivelmente com a melhor das intenções, ou seja, com o mais puro sentimento de carinho e crença de estar construindo ali um futuro de segurança e amor.

Logo em seguida começa a vida escolar, e novos padrões e regras nos são impostos, goste você ou não, terá de cumpri-los.

Ainda nessa fase escolar, pois a cada novo ano você será exposto a novas adaptações, até que chega o momento que talvez seja o mais crítico e decisivo na formação do seu caráter e personalidade, em que deve ser vencida a infância e é chegada a transição que fica entre esta e a vida adulta, que é a adolescência. O período das descobertas da sexualidade e início de novas e mais sérias responsabilidades.

Até que por fim, inicia-se a vida adulta, vem o amadurecimento e o envelhecimento.

Durante todo esse trajeto você está exposto à regras pré-estabelecidas, e de algumas delas dificilmente poderá se desviar.

Porém cada pessoa é um universo diferente. Um universo de sensações, percepções, ações, e constituição únicas, de modo que algumas dessas regras farão parte de sua vida de forma imperceptível, outras porém, lhe custarão batalhas até o fim de seus dias.

Aqui entra a sua personalidade, que foi formada por todo esse processo, somada à sua natureza.

Embora herdemos de nossos pais muitos aspectos da personalidade, muitos são aprendidos e outros são puramente inatos, mas irremediavelmente, todos sofrem as interferências do meio, e dependendo das qualidades das suas escolhas o resultado será uma personalidade dócil, amável, alegre, feliz, ou talvez algo bem diferente, o fato é que nossas escolhas determinarão o nível de influência que o meio em que vivemos estará agindo e formando nossa personalidade.

Muitas pessoas me procuram com o seguinte desejo: Eu quero mudar, quero ser uma pessoa diferente. É possível? Sim, é possível, mas tenha em mente que toda essa história formadora da sua personalidade não pode ser mudada por completo com o emprego de algumas poucas técnicas, pois a sua essência você levará para sempre, aonde quer que vá, apenas alguns processos de funcionamento, o modo de fazer e decidir algumas coisas é que poderão ser mudados para um melhor aproveitamento seu.

O que conta realmente é a sua singularidade, e você estando disposto a mantê-la e exaltá-la, fará com que algumas pequenas mudanças o tornem uma pessoa realmente especial.

Um forte abraço e até a próxima semana.

 

 

* O autor é: advogado, palestrante, practitioner em Programação Neurolinguística, consultor de Desenvolvimento Pessoal. Celular (11) 99880-0305