TEL AVIV PROJETA PISTAS QUE CARREGAM CARROS ELÉTRICOS SEM USAR FIOS

TEL AVIV PROJETA PISTAS QUE CARREGAM CARROS ELÉTRICOS SEM USAR FIOS

É comum especialistas se queixarem de que os carros elétricos só podem percorrer distâncias curtas

07/06/2016 - 22:38 hs

É comum especialistas se queixarem de que os carros elétricos só podem percorrer distâncias curtas, devido à limitação do sistema de carregamento por bateria, e que este tipo de veículo ainda é muito caro e pesado.

Diante disso, a startup israelense Alktroad (ElectRoad) decidiu buscar uma solução mais criativa, e está desenvolvendo um modelo de propulsão e carregamento sem fio de veículos elétricos, que acontece durante a viagem e até sem a necessidade de bateria.

A prefeitura de Tel Aviv abraçou a ideia e, em cooperação com a Alktroad, vem testando uma “estrada inteligente”, onde a transmissão de energia elétrica é feita diretamente ao veículo. A infraestrutura foi instalada pela administração municipal para testar a durabilidade desta solução em longo prazo e verificar, por exemplo, o desempenho dos veículos sob diferentes condições de tráfego pesado e flutuações de temperatura.

Oren Ezer, diretor da Alktroad, explica que o sistema de carregamento sem fio, por mais futurista que possa parecer, não é tão complicado de se executar. Segundo Ezer, o trabalho de infraestrutura é relativamente simples e inclui a colocação de uma faixa estreita ao longo do asfalto, além da instalação de fios de cobre e a conexão ao conversor de voltagem.

Baterias menores

Hoje baterias de ônibus elétricos pesam cerca de 5 á 6 toneladas, e o preço sobre um quarto de milhão de dólares que é cerca de metade do custo, mas com  Alktroad, estas baterias enormes iriam tornam redundantes. Assim, será possível também reduzir o tamanho físico da bateria, e também o custo e o peso do veículo, ou até mesmo liberar inteiramente o veiculo do uso da bateria. Não há também risco de que outros veículos que por ali passem venham a sofrer interferência das bobinas instaladas sob a estrada, pois o sistema somente é ativado quando o veículo elétrico adaptado passa sobre as faixas.

A vice-prefeita e titular da pasta de Transporte de Tel Aviv, Meital Leavi, afirmou que “se a experiência com Alktroad tiver sucesso, como parece que terá, a intenção do governo é promover uma cobertura mais ampla do projeto, promovendo ônibus elétricos, nas ruas e ao redor da universidade de Tel Aviv”.

 Fonte: Mobilize