CALDEIRÃO DO DIABO - EDIÇÃO 11/06/2016

CALDEIRÃO DO DIABO - EDIÇÃO 11/06/2016

Por Maria Clara 11/06/2016 - 12:19 hs

FRASE

NA VIDA EXISTEM TRÊS CERTEZAS: A MORTE, O IMPREVISTO E O ERRO.”

 

ELEIÇÕES (1)

Com o nebuloso panorama político de Atibaia, não há nada certo em relação aos pré-candidatos a prefeito. No entanto, existem nomes que declaram a intenção de participarem da eleição majoritária (prefeito e vice).

 

ELEIÇÕES (2)

Nesta semana, Rodrigo Parras afirmou que é pré-candidato a prefeito e nem quer ouvir falar em ser vice. Com esta declaração taxativa, cai por terra uma especulação que apontava uma eventual dobradinha de Beto (a prefeito) e Parras (a vice).

 

ELEIÇÕES (3)

Por outro lado, nesta semana chegou a notícia de que em Bragança Paulista o PSDB - partido de Rodrigo Parras - confirmou apoio ao Democratas, fato que poderá ter repercussão em Atibaia, caso o apoio de lá seja confirmado em Atibaia. Ao que se comenta, o assunto em relação a Atibaia será definido na próxima quarta-feira. Se tal acontecer, ficará complicado Parras tentar a eleição para prefeito, pois o seu PSDB está alinhado com o Democratas, que deverá apontar o seu candidato ao cargo majoritário.

 

ELEIÇÕES (4)

Por outro lado, muitos colocam em dúvida a candidatura de Beto a prefeito, o considerado inelegível, por força de condenação sofrida por votação unânime no dia 24 de novembro de 2.015, junto à 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

 

ELEIÇÕES (5)

Por outro lado, Wagner Silva - comandante há décadas do PPS em Atibaia, também declarou sua intenção ser pré-candidato a prefeito. Ana Paula - do PMN - também faz questão de se declarar pré-candidata ao cargo majoritário, inclusive fazendo movimentação de bastidores neste sentido.

 

ELEIÇÕES (6)

Pelo que se ouve, o prefeito Mario Inui (PROS) recebeu informações de que só poderá disputar as eleições almejando somente o cargo de prefeito e nunca de vice. Assim, Mario se declara pré-candidato a prefeito.

 

ELEIÇÕES (7)

Por outro lado temos Sérgio Mantovaninni (PSL) - que manifesta sua intenção de buscar a eleição para prefeito, fazendo ressalva de que só não disputará as eleições, caso Saulo Pedroso (PSB) seja candidato.

 

ELEIÇÕES (8)

Temos Saulo Pedroso (PSB) que até agora não se manifestou publicamente, a não ser em reunião com os filiados de seu partido na terça-feira, quando afirmou que será candidato à reeleição, sendo certo que não poderá contar com Mario Inui para vice. Por outro lado, em busca de apoio de partidos - embora nanicos - e talvez entre eles, especialmente no PC do B, busque um nome para ser o vice. Para Saulo, o tempo urge, pois a cada dia que passa, os seus antigos aliados estão se afastando em busca de partidos fortes e que, em tese, passam a garantir a eleição de prefeito.

 

TRANSPORTE

O Tribunal de Contas do Estado paralisou o edital de transporte coletivo em Atibaia, fato que deverá gerar uma licitação emergencial. Sabe-se que o contrato da Prefeitura com a Viação Atibaia finda no próximo mês e para não deixar a população sem transporte, a Prefeitura deverá promover uma licitação emergencial, que deverá ter a duração de 90 dias, no aguardo de decisão do Tribunal de Contas.

 

LISTA

Há alguns dias Mario Inui pediu ao setor competente a lista de todos os comissionados, para saber quem é quem, sendo certo que sua intenção é fazer cortes para diminuir os gastos da Prefeitura, como também - por questão de justiça - designar para cargos mais elevados servidores concursados.

 

BISTURI

Muita gente preocupada - os comissionados, é claro - com o pedido da lista, ficando clara a intenção de Mario Inui de promover uma grande exoneração para aliviar o erário municipal. Muitos perguntando se Mario já pediu a compra de um grande bisturi e a resposta é sim! Além de um grande bisturi, houve a compra de muitas canetas para assinar as exonerações.

 

TEMPESTADE

Foram enormes os danos causados pela tempestade que atingiu Atibaia. O prefeito Mario Inui, visitou os locais, o deputado Edmir Chedid também se fez presente, as secretarias envolvidas trabalharam a todo vapor e vereadores deram apoio à população. Mas tem um detalhe: nenhum vereador da dita oposição foi visto nas áreas mais atingidas.

 

FORÇA

Na sessão de Câmara de quinta-feira, o bloco da situação mostrou força ao rejeitar por 9 votos a 6 o projeto de autoria do vereador Daniel da Rocha Martini sobre a divulgação de vistorias realizadas em obras públicas no site oficial da Prefeitura.O fato mostra que parece que finalmente o bloco da situação votou de forma coesa, não dando chance para a oposição.

 

BASTIDORES (1)

Intensa a movimentação nos bastidores do Democratas e do PSL, consideramos os mais fortes na atual conjuntura política, tendo em vista os dois partidos unidos terem 6 vereadores, embora nenhum cargo de destaque na atual administração. Tendo em vista a aproximação das eleições estes dois partidos analisam os nomes de eventuais pré-candidatos a prefeito e a vice.

 

BASTIDORES (2)

Uma coisa é certa. Democratas e PSL aprenderam uma coisa: antes de ter apoio, se fará necessário uma longa conversa, para que não aconteça o que aconteceu nesta administração, que se utilizou da força deste dois partidos para aprovação de projetos de seu interesse, mas por fim virou as costas para eles, tanto que é muito provável que Democratas e PSL poderão partir para a oposição nas eleições de outubro.

 

ILUMINAÇÃO

Quatro equipes - além dos serviços dados como urgentes - desde sexta e neste sábado estão atendendo os seguintes bairros: Ribeirão, Pinheirinho, Boa Vista, Guaxinduva e Mato Dentro, buscando atender 130 reclamações.

 

ESTORIL II

A inauguração do Atacadão acontecerá no próximo dia 16 e por lá já estão colocados 200 metros de rede nova de iluminação pública, que já estão colocados na Rua Server Vouga, obra executada pela empresa Multi Energia contratada pelo Atacadão, sendo certo que a Prefeitura assumirá a manutenção através de parceria público-privada. No local, a Secretaria de Transportes e Trânsito já iniciou a sinalização de solo no bairro, que contará com sinalização vertical e horizontal.

 

PESQUISA (1)

Dando uma espiadela nas pesquisas eleitorais que pululam pela cidade, uma coisa é certa. As eleições serão complicadíssimas, pois muitos dos que se acham eleitos - em relação a vereadores - a coisa está mais do que complicada. Estará complicadíssima.

 

PESQUISA (2)

Complicadíssima, principalmente para aqueles iniciantes em política que acreditam em tudo que dizem os eleitores. Mas os capetinhas vão dar uma dica para os iniciantes, que sonham alto: se o iniciante acha que terá mil votos, de bom alvitre que divida o número mil por três e terá o resultado de 333. Agora o iniciante deverá dividir por dois e terá o resultado de 166. Este será o número de votos que poderá receber, no máximo. Podem apostar!

 

PESQUISA (3)

Situação também complicada para ex-vereadores que ainda se julgam com eleitorado fiel. Nada mais falso. O eleitorado está fragmentado e o que valia antes já não vale hoje, pois a realidade é outra. Tem ex-vereadores que se afastaram dos eleitores e que agora pretendem voltar com força total, aqui vai um recadinho: não gaste um tostão, pois terá chance de receber, no máximo, 200 votos.

 

MAQUIAVEL

A alma de Maquiavel deu uma chegadinha no Caldeirão e pediu para se colocar o seguinte recado retirado das páginas do livro “A Arte da Guerra”, do general chinês Sun Tzu: “Na guerra pratique a dissimulação e terá sucesso”.