CALDEIRÃO DO DIABO - EDIÇÃO 09/07/2016

CALDEIRÃO DO DIABO - EDIÇÃO 09/07/2016

CALDEIRÃO DO DIABO - EDIÇÃO 09/07/2016

Por Maria Clara 09/07/2016 - 12:00 hs

FRASE

“NA POLÍTICA, A SUTILEZA É A MAIS PODEROSA DAS ARMAS.”

 

XADREZ  (1)

Enquanto o principal assunto da política era o retorno de Saulo à Prefeitura, o PV fez uma jogada de mestre e poucos ainda conseguem dimensionar o fato, que parece simples mas não é. A seguir, a explicação.

 

XADREZ  (2)

Sabe-se que no xadrez, a mais fraca das peças, o peão, ao longo da partida pode se transformar na mais forte, ou seja, a rainha.

 

XADREZ  (3)

Enquanto os pré-candidatos a prefeito se movimentavam em busca de nomes para fazer dobradinha na chapa - na qualidade de vice - o PV fez uma jogada de mestre e inesperada. Na edição de quarta-feira, dia 6 de julho, no Imprensa Oficial, na página 18 se encontra o pedido de afastamento de Maria Fernanda Montezuma Trícoli - esposa de Beto Trícoli, conforme a publicação abaixo:

 

XADREZ  (4)

Ou em outro falar, um peão, por assim dizer, pois Maria Fernanda até então nada representava politicamente, transformou-se em rainha. Ou seja. Na mais poderosa peça do xadrez, com muitas consequências, a seguir comentadas.

 

XADREZ  (5)

Como o vereador Parras jura que jamais seria vice, mas sim apenas e tão somente pré-candidato a prefeito, certamente já foi sondado e se não foi será, em fazer uma dupla com Maria Fernanda. Ele pré-candidato a prefeito e ela a vice.

 

XADREZ  (6)

A dupla Parras & Fernanda significa muito mais. Significa a união do PSDB - que conta com a força do governo do Estado - com o PV, que embora tenha sofrido derrotas nas últimas eleições, ainda tem um forte grupo de fiéis eleitores.

 

XADREZ  (7)

Com esta jogada, Beto Trícoli se vê livre de eventuais impugnações à sua eventual candidatura e abre um novo leque, que certamente terá forte comando, além de que, se a dupla for vencedora ou não, Beto Trícoli poderá pleitear uma Secretaria junto ao governo estadual.

 

XADREZ  (8)

Agora é a vez dos enxadristas adversários se debruçarem no tabuleiro político e buscar jogadas que bloqueiem a movimentação do PSDB/PV, quem sabe partindo agora com nomes femininos para entrarem na disputa eleitoral como pré-candidatas a vice.

 

NOVO  NOME  (1)

Quase ninguém sabe, mas nas pesquisas feitas em Atibaia, além dos nomes sobejamente conhecidos, em todas elas apareceu o nome de alguém que ninguém esperava, pois não relevante politicamente falando, alguém comentou: “Verdade, ele não tem nenhum processo”.

 

NOVO  NOME  (2)

E mais. A coisa chamou tanto a atenção dos “experts”, que para confirmar certos dados, já está sendo preparado por um certo grupo, uma nova pesquisa para confirmar os dados de pesquisas anteriores. A tal pesquisa deverá sair às ruas na próxima semana e ficar pronta antes do dia 20, data de início das convenções partidárias, para escolha dos candidatos majoritários (prefeito e vice) e proporcionais (vereadores).

 

ÓRFÃOS  (1)

Uma dezena de partidos que se sentiram repelidos por Saulo Pedroso - que nunca os convidou para formar com ele uma frente para as eleições, embora alguns tivessem feito parte da base de apoio a Saulo. Assim, desde quinta-feira estão estabelecendo contato com os presidentes, com o escopo de formarem uma nova frente ou mesmo buscar alianças entre si e com outros partidos.

 

ÓRFÃOS  (2)

Este grupo entende que não deve ser jogado à margem das próximas eleições, principalmente por terem em seus quadros nomes fortes politicamente falando. Possivelmente, no decorrer da semana, as reuniões já deverão ter surtido efeitos práticos e, não será de se estranhar, a formação de uma nova frente para disputar as eleições de outubro.

 

DECEPÇÃO

Mario Inui nunca escondeu a sua pretensão de ser pré-candidato a prefeito, mas na segunda-feira, políticos da cidade foram até São Paulo, mais especificamente no comando estadual do PROS, e conseguiram respaldo para que Mario não tivesse legenda pelo PROS.

 

DESCANSO

Mario Inui foi pego de surpresa com o retorno de Saulo ao comando da Prefeitura e agora ele deverá se afastar por algum tempo. Mas não será por muito tempo, pois tem gente que julga muito importante o apoio de Mario Inui nas próximas eleições, pois tem em seu currículo a palavra honestidade, palavra importante nos dias de hoje.

 

FACA  (1)

Com razão, os mais próximos aliados de Saulo estão eufóricos, principalmente os que foram exonerados pelo então prefeito Mario Inui. Talvez graças à euforia, estão entoando “gritos de guerra” e jurando vingança contra uns e outros. Se espera, que Saulo não caia neste canto da sereia e busque sacar a faca contra aqueles que julga serem contra ele.Se espera que Saulo mantenha a cabeça no lugar e não parta para o revanchismo.

 

FACA  (2)

Ninguém está se movimentando, aguardando as atitudes de Saulo, pois entendem que ele dará o tom da música e, que acalme os mais exaltados para o bem de todos. Segundo comentários de gente muito bem informada, se Saulo puxar a faca não será uma medida inteligente.

 

BATALHA

Pouco a pouco os pré-candidatos à vereança estão começando a aquilatar que a batalha para uma vitória nas urnas não será fácil. Uns e outros que até há pouco tempo comentavam que iriam ter milhares de votos, pouco a pouco estão caindo na realidade e chegando à conclusão que será necessário gastar muita sola de sapato, tomar muito cafezinho e comer - mesmo sem querer - muito bolo de fubá.

 

MAQUIAVEL

 

A alma de Maquiavel deu uma chegadinha no Caldeirão e pediu para se colocar o seguinte recado retirado das páginas do livro “A Arte da Guerra”, do general chinês Sun Tzu: “O bom guerreiro é aquele que vence a batalha sem cometer erros”.