CALDEIRÃO DO DIABO - EDIÇÃO 23/07/2016

CALDEIRÃO DO DIABO - EDIÇÃO 23/07/2016

CALDEIRÃO DO DIABO - EDIÇÃO 23/07/2016

Por Maria Clara 23/07/2016 - 17:27 hs

FRASE

MANTENHA SEUS AMIGOS PERTO. E OS INIMIGOS MAIS PERTO AINDA.”

 

COMPLICADO

Mais fácil de entender o Velho Testamento escrito em aramaico do que a política em Atibaia, tantos são as idas e vindas, tanto que o que valia ontem, não mais vale hoje e o amanhã a Deus pertence.

 

DECIFRANDO

Mas pouco a pouco o panorama político vai clareando, mas ainda sem definições claras. Ao que tudo indica, teremos o embate direto entre as forças de Beto Trícoli & Cia. Ltda. e as forças de Saulo & Cia. Ltda.

 

DUPLA (1)

Do lado de Beto Trícoli & Cia. Ltda. a coisa parece já definida, com Beto pré-candidato a prefeito e Parras pré-candidato a vice, fechando a união entre PV e PSDB, fato fartamente comentado nos bastidores da política local. No entanto, em contato ontem com Parras, ele não confirmou e nem desmentiu a formação da dobradinha, mas comentou o seguinte: “somos parceiros”.

 

DUPLA (2)

Do lado de Saulo & Cia. Ltda., a coisa aparentemente também está definida, com Saulo pré-candidato a prefeito e Emil Ono pré-candidato a vice, fato alardeado pelos quatro cantos da cidade. Foi dito aparentemente pelo simples fato de que muitos não acreditam que Emil Ono será pré-candidato a vice de Saulo, não por lhe faltar qualificações para tanto, mas pelo seu perfil político, tendente mais para o Legislativo do que para o Executivo.

 

MANOBRA

Muitos acreditam que o lançamento do nome de Emil Ono como pré-candidato a vice é uma reserva estratégica de Saulo, que poderá usar Emil como moeda de troca politicamente falando, uma vez que sempre abordado por forças políticas que buscam unir forças com Saulo e pretendem indicar nome a vice, Saulo responde que seu pré-candidato a vice é Emil Ono. “Coisas da política”, comentou ácido capetinha.

 

POLARIZADA

Embora Ana Paula Beathalter tenha se declarado pré-canditada ao cargo majoritário (prefeito), por ora não aparenta ter forças suficientes para interferir na batalha eleitoral que será travada entre Saulo & Beto, pois ao que tudo indica a campanha majoritária será travada entre Saulo & Beto e suas respectivas forças.

 

TERCEIRA FORÇA (1)

Embora Saulo quisesse que a eleição majoritária tivesse três candidatos a coisa não deverá acontecer, pois a terceira força seria em tese o nome de Sérgio Mantovaninni, mas ao que parece vai abrir mão em razão da família e das empresas.

 

TERCEIRA FORÇA (2)

Mas existe um detalhe. O fato de Sérgio Mantovaninni abrir mão de ser pré-candidato a prefeito, não o impede de buscar numa eventual coligação, ser pré-candidato a vice, tendo em vista a força de seu partido - PSL - que há anos se mostrou fiel a Saulo, através de seus vereadores, que sempre cerraram fileiras aos interesses da administração municipal.

 

TERCEIRA FORÇA (3)

Cabe lembrar também, que o PSL tem nomes expoentes em suas fileiras, como o Dr. Denig - ex-vereador e ex-prefeito e Tiãozinho da Farmácia - ex-vereador e ex-deputado estadual, forças políticas que não podem e não devem ser desprezadas em campanhas eleitorais.

 

TERCEIRA FORÇA (4)

Por outro lado, o comando do PSL/Atibaia não faz segredo e em sua convenção deverá declinar apoio a Saulo, o que faz desde o início da atual administração.

 

REUNIÃO (1)

Segundo capetinha muito bem informado e que pertence ao PSB, nesta semana foi ao ar reunião entre duas forças políticas: uma de Atibaia e outra de Bragança Paulista. Na verdade a reunião deveria acontecer ontem, mas houve uma bela manobra por parte da força política de Atibaia e a reunião aconteceu na quinta-feira, em Bragança Paulista.

 

REUNIÃO (2)

A pauta da reunião foi eventual apoio de partido muito forte a Saulo, mas Saulo permaneceu firme em sua posição, declinando sempre que Emil Ono, é o pré-candidato a vice em sua chapa. É Emil e não abre mão.

 

REUNIÃO (3)

A reunião que poderia ter sido definitiva para a união de duas forças acabou sem definições, pelo menos até agora. Mas como políticos adoram conversar, nada impede que na próxima semana tenhamos outra ou outras reuniões, mesmo porque a convenção dos partidos que apóiam Saulo irá acontecer somente no dia 31, em pleno domingo, portanto, há tempo para acertos.

 

DIA D

Na segunda-feira, dia 25, será tomada uma decisão que poderá afetar ou não as eleições em Atibaia. Por ora nada mais pode ser dito.

 

PESQUISA

Mário Inui aguarda pesquisa para mostrar em São Paulo para a Executiva do partido (PROS), acreditando que poderá reverter a decisão de que não terá legenda como pré-candidato a prefeito, almejando disputar as eleições de outubro. Ledo engano. A coisa já foi decidida no PROS, com uma mãozinha de Saulo, que na verdade comanda o partido e que está fechadíssimo com ele.

 

CONVENÇÕES

Embora esteja aberto desde o dia 20 de julho o prazo para a realizações das convenções partidárias que irão apontar dos candidatos a prefeito, vice e vereadores, a coisa só deverá ser definida no último dia de julho e até o dia 5 de agosto, prazo fatal para encerrar as convenções. Até lá, todo mundo é pré-candidato a prefeito, vice ou vereador.

 

ENTUSIASMO

Muitos pré-candidatos à vereança estão muito entusiasmados em participar da campanha, muitos pela primeira vez e como neófitos acreditam nas palavras de eleitores que prometem apoio. Outros se baseiam no Facebook, onde se apresentam como salvadores da pátria e também acreditam em comentários lá postados. A seguir uma dica para evitar se decepcionar quando do resultado das urnas.

 

DICA (1)

Durante a campanha gaste sola de sapato, visite o maior número possível de eventuais eleitores com os quais você mantém contato há algum tempo. Evite churrascos, pois a maior parte dos que lá estarão, apenas pensam em uma boca livre, muito bem-vinda nestes tempos difíceis. Se o seu partido apoiar um candidato a prefeito com o qual você não concorda, evite comentários críticos sobre ele e mantenha o seu nome e sua proposta no centro da conversa, reunião ou bate-papo.

 

DICA (2)

Cuide com carinho do seu material de campanha e, se possível, peça para alguém envolvido em marketing dar idéias, de preferência simples e sem frases ou mensagens complicadas. E lembre-se que Deus fez as coisas simples para complicar os sábios.

 

DICA (3)

Se você estiver em um reduto de outro candidato não faça críticas a ele, mas procure apresentar seus planos e sua forma de atuação caso seja eleito. Como candidato a vereador, procure inteirar-se do trabalho legislativo e não faça promessa de algo que não estará ao seu alcance.

 

MAQUIAVEL

 

A alma de Maquiavel deu uma chegadinha no Caldeirão e pediu para se colocar o seguinte recado retirado das páginas do livro “A Arte da Guerra”, do general chinês Sun Tzu: “A arte da guerra nos ensina a confiar não na probabilidade do inimigo não atacar, mas na nossa própria prontidão para recebê-lo; não na possibilidade de não atacar, mas sim no fato de que tornemos nossa posição inexpugnável”.