CALDEIRÃO DO DIABO - EDIÇÃO 06/08/2016

CALDEIRÃO DO DIABO - EDIÇÃO 06/08/2016

CALDEIRÃO DO DIABO - EDIÇÃO 06/08/2016

Por Maria Clara 05/08/2016 - 19:11 hs

FRASE

“HÁ UM JUIZ CHAMADO TEMPO QUE COLOCA TODOS EM SEUS DEVIDOS LUGARES.”

 

CONVENÇÕES  (1)

No último sábado, dia 30, foi ao ar a Convenção partidária municipal do PMN/Atibaia. Na convenção foi pactuado o nome de Ana Paula Beathalter (prefeita) e Milton Lopes (vice) para comporem a chapa majoritária. No mesmo evento foram apontados os 17 nomes que irão disputar a vereança pelo PMN.

 

CONVENÇÕES  (2)

No último domingo, dia 31, aconteceram duas convenções: em uma delas foram referendados os nomes de Beto Trícoli (prefeito) e Rodrigo Parras (vice). Na outra, foram referendados os nomes de Saulo Pedroso (prefeito) e Emil Ono (vice).

 

DISCURSO

Quando da convenção que homologou os nomes de Saulo e Emil para a eleição majoritária, houve, como não poderia deixar de ser uma sequência de discursos. Mas, por incrível que possa parecer, o que arrancou aplausos e muito elogiado foi o de Rinaldo Silveira.

 

COMANDANTE

Na convenção que homologou os nomes de Saulo e Emil, um dos comandantes do evento foi o presidente do PEN, demonstrando força política na festança. No entanto, alguém comentou o seguinte: Você sabe quantos candidatos à vereador tem o PEN? Nenhum! Exatamente isso, nenhum! Coisas da política de Atibaia.

 

NO  AGUARDO

Segundo a Lei Eleitoral, as atas das convenções com os nomes dos candidatos à eleição majoritária (prefeito e vice) e proporcional (candidatos à vereança) devem ser apresentadas à Justiça Eleitoral, para então dar início à campanha no dia 16 de agosto. Até lá, só no aguardo para o início da disputa.

 

TRABALHANDO

Enquanto não acontece a largada para a campanha eleitoral, os marqueteiros de plantão estão trabalhando a todo vapor para apresentar ao seleto público o seu candidato. E terão muito trabalho, pois é grande o número de indecisos e é, com certeza, o alvo a ser atacado.

 

ABSURDO

Não dá para acreditar mas é a pura verdade. Na sessão de segunda na Câmara Municipal, deu entrada e foi lida em plenário a ementa da Resolução da Mesa, que versa sobre os cargos de confiança. O incrível do fato é que foi lida sem as assinaturas necessárias para quem bastassem para seu trâmite. E o melhor da festa. Integrantes da Mesa Diretora já avisaram que não vão assinar a tal Resolução.

 

DELEGACIA

Muita gente acha que o caso dos diplomas falsos - na verdade certificados de conclusão de cursos falsos que inundaram a Câmara Municipal - foi esquecido. Ledo engano. A polícia está atuando e várias pessoas já foram ouvidas e, uma delas, sofreu condução coercitiva. Assim, ao que parece, a coisa vai dar muito pano pra manga!

 

CAIU  FORA

Ninguém ainda sabe bem o motivo, mas a verdade é que Pedrinho Maturana, que ocupava o cargo de Diretor Institucional da Câmara Municipal deixou o cargo sem maiores explicações. Simplesmente caiu fora. No entanto, ontem, em plena sexta-feira, Pedrinho voltou à Câmara para dizer que fica até o dia 15 de agosto. Depois, tchau mesmo!

 

DICA  (1)

Dica para os eventuais candidatos à vereança. Vale a pena ler: Talvez você já tenha se filiado a um partido, ou talvez ainda não. O fato é que você resolveu que será candidato a vereador e avisou alguns familiares e amigos próximos. O que vem em seguida? Uma enxurrada de palpites sobre o que você deve fazer!

 

DICA  (2)

Eles já possuem uma fórmula decorada: você precisa conseguir o apoio de X pessoas, precisa entrar em contato com o líder do bairro, precisa fazer algumas doações e alguns favores, etc. E, se já fez tudo isso e perdeu uma eleição, segundo eles, é porque você não fez direito. Afinal, eles conhecem vários vereadores que ganharam fazendo isso.

 

DICA  (3)

Qual o problema da campanha que querem lhe empurrar? Ela é baseada apenas em recursos! Ou seja, você não vai ganhar dos outros com o mesmo que eles estão fazendo, se eles possuem mais recursos que você. Pense bem: quantos favores você é capaz de fazer? O vereador eleito é capaz de 10 vezes mais!

 

Dica  (4)

Você absolutamente não deveria estar tentando competir com eles no campo deles! Você precisa optar pelo tipo de campanha estratégica. Procure se informar a respeito do assunto.

 

SURPRESA

Tem um certo partido que não está dando a atenção que ele merece, como se nada fosse e priorizando outros. Não será surpresa para quem acompanha os bastidores, se este partido conseguir fazer três vereadores. Nada mais pode ser dito!

 

BASTIDORES  (1)

Pouca gente entendeu o motivo do vice Mário Inui estar presente na convenção dos partidos que escolheram Saulo & Emil para formar a dupla que disputará a eleição majoritária, além da escolha dos nomes que disputarão cadeira na Câmara Municipal.

 

BASTIDORES  (2)

Na verdade, a ida de Mário Inui não foi algo que aconteceu de repente, mas foi o resultado de muito trabalho há mais de quinze dias que anteciparam a convenção.

 

BASTIDORES  (3)

O grande articulador para que Mário Inui fosse à convenção e hipotecar seu apoio à dupla Saulo & Emil, foi o advogado Carlos Dorathioto, que por muitos dias convenceu Mário a marcar presença no evento.

 

BASTIDORES  (4)

Ao longo dos dias, Dorathioto foi ultrapassando barreiras em todos os sentidos, inclusive com reuniões junto às lideranças da colônia japonesa. Finalmente, em um trabalho político, conseguiu aplacar as divergências, que não foram poucas, entre Mário e Saulo. Esta é a verdade!

 

EM  SEGREDO  (1)

Pouco se comentou, mas a verdade é que pouco antes das convenções, Pedro Tobias - presidente estadual do PSDB se reuniu com o deputado Edmir Chedid, buscando alcançar uma união entre o PSDB e o DEM. Ou seja. O DEM indicaria um vice e Rodrigo Parras seria o cabeça da chapa.

 

EM  SEGREDO  (2)

A reunião foi longa e aconteceu em Bragança Paulista, mas após pesar os prós e os contra, Edmir não aceitou. E esta é a razão que levou o DEM a apoiar a dupla Saulo e Emil.

 

EM  SEGREDO  (3)

Mas para contar a verdade, o Saulo também foi a Bragança onde também se reuniu com Edmir Chedid e o chefe do clã, Jesus Abi Chedid, quando e onde foi acertado o apoio do DEM.

 

BRONCA  (1)

No sábado, dia 30, um dia antes da convenção, pela manhã, Saulo Pedroso se reuniu com os presidentes dos partidos que o apóiam e no início da conversa, o presidente de um certo partido disse: “Nosso grupo...”, no que foi cortado por Saulo.

 

BRONCA  (2)

Saulo deu uma tremenda bronca e disse: “Não existe este negócio de nosso grupo. O que existe é o grupo, entendeu?”. O presidente baixou a cabeça e nada mais disse.

BRONCA  (3)

E a coisa não terminou. No dia seguinte, durante a convenção, o mesmo presidente de um certo partido veio com ideia mirabolante: queria porque queria ler o nome de todos os candidatos à vereança dos partidos que apóiam Saulo. Ainda bem que Saulo vetou a absurda ideia.

 

MAQUIAVEL

A alma de Maquiavel deu uma chegadinha no Caldeirão e pediu para se colocar o seguinte recado retirado das páginas do livro “A Arte da Guerra”, do general chinês Sun Tzu: “Ao definir as disposições táticas, o melhor que se deve fazer é dissimulá-las. Dissimule suas intenções e estará seguro contra a intromissão dos mais sutis espiões e contra as maquinações dos cérebros mais ardilosos”.