CALDEIRÃO DO DIABO - EDIÇÃO 13/08/2016

CALDEIRÃO DO DIABO - EDIÇÃO 13/08/2016

CALDEIRÃO DO DIABO - EDIÇÃO 13/08/2016

Por Maria Clara 15/08/2016 - 18:14 hs

FRASE

DEMAGOGIA É A CAPACIDADE DE VESTIR AS IDÉIAS MENORES COM PALVARAS MAIORES.”

 

LARGADA

Na próxima terça, dia 16, será dada a largada para as eleições municipais com a reta de chegada no dia 2 de outubro. A batalha eleitoral irá se desenrolar ao longo de 45 dias, quando mais de uma centena de candidatos irá disputar as 11 cadeiras da Câmara Municipal.

 

MULHERES (1)

Antigamente mulheres eram colocadas na chapa para satisfazer ditames da Lei Eleitoral, mas hoje a situação mudou, tanto que entre as candidatas à vereança algumas deverão ter excelente votação.

 

MULHERES (2)

Desta vez as candidatas à vereança deverão surpreender pela votação. Entre elas, nomes fortes e de expressão junto à comunidade. Com expressiva votação, mesmo não sendo eleitas poderão ser de ajuda primordial para a eleição de vereadores de seus respectivos partidos ou coligações. Podem apostar!

 

FORA

Nesta semana, o ex-prefeito José Bernardo Denig, por motivos pessoais, decidiu não participar das eleições proporcionais. Tão logo Denig avisou o partido (PSL), o seu nome como candidato foi rapidamente substituído por outro, uma vez que o PSL tem mais nomes prontos e aptos para participar das eleições do que a legislação eleitoral determina, que são 11 homens e 6 mulheres.

 

ESPIÕES

Na sexta, dia 5, quando da realização da convenção do DEM e do PMDB, nunca se viu tamanha concentração de espiões por metro quadrado. Todos eles muito curiosos em saber do andamento dos trabalhos. Mas como em Atibaia não existem segredos, todos eles foram prontamente identificados.

 

BAIXARIAS

Muito embora uns e outros torçam para no início da campanha poderem extravasar as baixarias que lhe são peculiares, se espera que os comandantes das respectivas campanhas majoritárias (prefeito e vice) contenham os ataques infundados, vez que certamente irão gerar retaliações. Munição todos têm, portanto se espera que a campanha se desenrole no mais alto nível possível, com a divulgação de idéias e programas do três candidatos, caso contrário poderemos assistir a uma carnificina política.

 

NA CAMINHA

Pouca gente sabe mas Wanderley Silva de Souza - figura importante do DEM - ficou dois dias na caminha graças a uma infecção na garganta. Ficou na caminha quarta e quinta e só retornou ao intenso trabalho político na sexta-feira.

 

SURPRESA

Tendo em vista que no domingo o presidente da Câmara Edison Bento Leite foi hospitalizado por suspeita de infarto, na sessão de segunda-feira o vereador e 1º presidente Sidnei Guerreiro teve de assumir os trabalhos da sessão legislativa. E Sidnei se saiu muito bem, contando com o auxílio de assessores e de vereadores.

 

NÃO FOI INFARTO

A bem da verdade os capetinhas vão esclarecer que o presidente da Câmara Municipal, Edison Bento Leite não teve infarto, mas sim a chamada “síndrome coronariana aguda, que é uma oclusão total de artéria até então sadia”. A tal síndrome se não for tratada, pode evoluir para um infarto de grandes proporções.

 

DODÓI

O vereador Dr. Avanço está de licença por 15 dias. O motivo é para que ele se submeta a uma cirurgia ocular, devendo retornar em 17 de agosto, quando se encerra a licença concedida pela Edilidade em projeto de resolução.

 

HORA DA VERDADE

Com o início da campanha eleitoral na próxima terça, dia 16, começou a contagem da hora da verdade para uns e outros que acreditam que cada eleitor que ele diz bom dia será um voto garantido na urna. Triste ilusão.

 

EMPREGO

Nesta época de vacas magras, o que mais aparecem são os cabos eleitorais, que prometem aos candidatos uma enxurrada de votos. Os assim chamados cabos eleitorais - salvo as exceções de sempre - dizem que só na família têm mais de 50 votos e graças aos seus conhecimentos conseguem uma avalanche de votos. Os que conhecem quem é quem na política sabem quem são os verdadeiros cabos eleitorais e os que nada sabem correm risco de jogar dinheiro fora, pois os cabos eleitorais não trabalham de graça. Ou no máximo, uma boquinha se o candidato for eleito. E mais. Muitos eleitos não cumprem a promessa da boquinha. Coisas da política!

 

JUSTIÇA

O Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade de seus cinco membros, anulou o processo que em 2.005 cassou o mandato do ex-prefeito de Bragança Paulista, Jesus Abi Chedid e do vice Amauri Sodré. Diante desta decisão, os ainda pré-candidatos do DEM, Jesus e Amauri poderão disputar as eleições deste ano.

 

MISTURANDO

Tem comerciante que anda misturando o seu comércio com política. Ao cabo, se não alcançar o seu objetivo político, certamente sofrerá revés em seus negócios. Podem anotar!

 

MAQUIAVEL

 

A alma de Maquiavel deu uma chegadinha no Caldeirão e pediu para se colocar o seguinte recado retirado das páginas do livro “A Arte da Guerra”, do general chinês Sun Tzu: “A segurança contra a derrota implica táticas defensivas, mas a capacidade de derrotar o inimigo significa assumir a postura ofensiva”.