CALDEIRÃO DO DIABO - EDIÇÃO 20/08/2016

CALDEIRÃO DO DIABO - EDIÇÃO 20/08/2016

CALDEIRÃO DO DIABO - EDIÇÃO 20/08/2016

Por Maria Clara 19/08/2016 - 19:34 hs

FRASE

“ATIVISTA NÃO É O HOMEM QUE DIZ QUE O RIO ESTÁ SUJO. ATIVISTA É O HOMEM QUE LIMPA O RIO.”

 

ENFARTO

Na tarde de ontem, o ex-vereador e ex-deputado estadual Tiãozinho da Farmácia sofreu um enfarto agudo do miocárdio. Foi transferido para o Hospital Universitário de Bragança Paulista, embora seu estado seja considerado estável.

 

INVISÍVEL  (1)

Embora oficialmente a campanha eleitoral teve início na última terça, dia 16, nas ruas tem-se a impressão de que ainda não começou. Por ora, apenas se vê alguns carros adesivados e nada mais. Para uma campanha de 45 dias, foi uma semana perdida.

 

INVISÍVEL  (2)

Por outro lado, os ex-pré-candidatos, mas agora candidatos fazem uso intenso da internet, tanto que no facebook de cada três postagem duas são de candidatos.

 

INVISÍVEL  (3)

O que se nota no facebook, são as postagens de candidatos com as mesmas frases de sempre, ou seja, a mesmice. Poderiam os candidatos, principalmente dos 204 que disputam as onze cadeiras da Câmara Municipal, buscar inovações e arrojos, saindo do lugar comum e dando mais destaque à mensagem postada via internet.

 

INVISÍVEL  (4)

Segundo um marqueteiro e plantão, os candidatos à vereança poderiam, ou melhor dizendo, deveriam buscar em meio às pesquisas eleitorais realizadas, quais os temas de ampla aceitação do eleitorado e que poderiam marcar a campanha de forma diferenciada. Ou seja. Sair do lugar comum.

 

CONTABILIDADE  (1)

Com as novas regras impostas pela Lei Eleitoral, os candidatos deverão ter muita atenção voltada para as contas de campanha. Para tanto, um assessoria jurídica e contábil é indispensável. Os partidos provavelmente já instruíram seus candidatos a respeito das despesas de campanha. Ou seja. O que pode e o que não pode, evitando surpresas desagradáveis pós-eleição.

 

CONTABILIDADE  (2)

Para evitar surpresas na Justiça Eleitoral, o candidato deve seguir a risca as determinações de sua assessoria contábil, evitando dar uma de esperto, pois a fiscalização será rígida e implacável.

 

PESQUISAS  (1)

A cada dia surge uma nova pesquisa. Na semana passada foram duas e nesta semana outra. Por determinação legal e para evitar a multa do tamanho de um bonde, nada aqui será dito, mas é interessante saber e ver a preocupação dos candidatos à prefeito e seus respectivos vices, além dos marqueteiros que deverão determinar o rumo das campanhas.

 

PESQUISAS  (2)

Talvez em razão da campanha eleitoral ainda não ter alcançado as ruas, o número de indecisos, dos que irão anular o voto ou votar em branco, continua alto, mas com certeza deverá diminuir, assim que a campanha sair das “sombras”.

 

PALPITE

Muita gente pedindo a opinião dos capetinhas a respeito de quem irá vencer a eleição para prefeito. Os capetinhas sempre respondem: “Se tivessem um palpite certo iriam fazer a aposta na mega-sena”, que por sinal hoje deverá pagar ao acertador a bagatela de aproximadamente 40 milhões de reais.

 

OS  MALAS  (1)

Toda campanha é a mesma coisa. Os “malas”, alguns bem conhecidos no meio político, grudam como carrapatos nos candidatos aos cargos majoritários (prefeito e vice) e não largam. Alguns mais arrojados tentam ainda dar palpites nas campanhas, mesmo não entendo nada da coisa.

 

OS  MALAS  (2)

E o pior da coisa. Os “malas” não agem sozinhos e sempre se fazem acompanhar de outros “malas”. Importante que os candidatos identifiquem os “malas”, pois sempre que aparecem em público ao lado dos candidatos a prefeito e vice, geram comentários impublicáveis, uma vez que muitos sabem quem é quem na cidade.

 

DESFILANDO  (1)

Teve gente desfilando na cidade, se apresentando como representante de um forte grupo econômico e só falando em dólares. Capetinha que sabe das coisas e que sofre da síndrome de curiosidade, não deixou por menos. Anotou a placa do carro da pessoa que se dizia representante de forte grupo econômico. A seguir, o final desse caso.

 

DESFILANDO  (2)

O curioso capetinha foi checar a placa do carro e para sua surpresa veio a notícia: o tal carro que conduzia a pessoa que representava forte grupo econômico estava com busca e apreensão. Coisas de Atibaia!

 

DECEPÇÃO

Podem ir se preparando para uma enxurrada de decepções logo após o resultado das urnas. Partidos que se julgam importantes e que vendem a ideia de que sem seu apoio o candidato a prefeito não será eleito, podem providenciar antidepressivos para seus filiados. E bota antidepressivo nisso.

 

MAQUIAVEL

 

A alma de Maquiavel deu uma chegadinha no Caldeirão e pediu para se colocar o seguinte recado retirado das páginas do livro “A Arte da Guerra”, do general chinês Sun Tzu: “Se for vantajoso avance. Se não, permaneça onde está”.