Festival de Inverno de Atibaia 2017 movimentará o mês de julho

Festival de Inverno de Atibaia 2017 movimentará o mês de julho

Por Maria Clara 01/07/2017 - 10:47 hs

A cidade receberá apresentações artísticas para todos os estilos, em vários espaços públicos

Junto com o frio, o Festival de Inverno chega com tudo em Atibaia. O evento contará com uma programação diversificada, para todos os estilos e idades, e será distribuída ao longo de todo o mês de julho, com apresentações musicais, artes plásticas, peças de teatro, fotografia, dança, feira de troca de livros, oficinas e exposições, tudo com entrada gratuita à população.

Um dos destaques do evento deste ano é Altemar Dutra de Oliveira Jr. Filho de dois ícones da MPB (do saudoso Altemar Dutra, o maior seresteiro que o Brasil já conheceu, e da consagrada Martha Mendonça), o cantor carrega em seu sangue a herança genética da arte que fez de seus pais ídolos em suas épocas e trará em seu repertório grandes sucessos da música popular brasileira.

Também marcam presença no festival a dupla Ana Brasil e Ronaldo. O duo se conheceu no ano de 2001 apresentados por um amigo em comum. O show de 80 minutos é composto por clássicos do samba, incluindo as canções inéditas de seu primeiro álbum e o samba recém lançado do EP Enredo no Estilo Choro, Samba e Jazz.

Outro duo que agitará os atibaianos é Rafael Cardoso e Pedro Macedo. O vasto universo da música latino-americana escrita originalmente para violão é o ponto de partida desta inusitada dupla formado por um violão e um contrabaixo. A partir do encontro destes dois músicos de formações distintas, buscam, como objetivo comum, romper barreiras em música. No repertório autores da Colômbia (Adolfo Mejía), Argentina (Jorge Cardoso), Paraguai (Augustin Barrìos), Garoto (Brasil), além de obras autorais.

O musical “A Rainha do Choro” é outro destaque da programação. O show em homenagem a cantora Ademilde Fonseca, que nasceu do envolvimento da cantora Isadora Títto com o choro, ritmo brasileiro, raiz do seu estudo em Canto Popular na Universidade Livre de Música. O time que compõe o espetáculo é de primeira linha, com Isadora Títto, Rafael Beck, Rafael Schmidt e Alexandre Lora.

Com um extenso currículo internacional, o pianista, maestro, produtor, arranjador, escritor e educador musical Samuel Quinto também estará presente em Atibaia. O brasileiro é considerado um dos maiores representantes do Latin Jazz na Europa, colecionando vitórias importantes para um músico brasileiro. Contudo, seu talento musical não se resume apenas ao Jazz. Samuel também passou a desenvolver o lado erudito. Inspirado em grandes compositores como Beethoven, Mozart, Bach, Tchaikovsky, Brahms entre outros, iniciou composições para acompanhamento em espetáculos de ballet, bem como para orquestra e coro. Também passou a compor minuetos, hinos e tangos. Internacionalmente renomado, o maestro foi eleito como membro da Real Sociedade de Artes Britânica - Royal Society of Arts (RSA), cuja patrona é a Rainha Elizabeth II e a presidente da Sociedade é sua filha Princesa Real Anne Elizabeth Alice Louise. Samuel é o único músico brasileiro a fazer parte desta sociedade fundada em 1754 em Londres. Com um extenso currículo internacional, o maestro atualmente está vivendo em São Paulo.

E não vai faltar apresentação para a criançada. O Teatro Infantil Cordel Fabuloso junta com graça e inteligência as fábulas de Esopo com o gênero brasileiríssimo do cordel. Com ótima sacada, a harmonização entre os dois gêneros, por assim dizer, é perfeita e muito bem explorada.

Essas e outras atrações estão abaixo na programação completa do evento. As atrações serão realizadas em vários espaços públicos da cidade, como o Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, a Praça da Matriz, o Coreto Silvio Caldas (na Praça do Mercado), o Centro Cultural (que será inaugurado em breve pela Prefeitura) e a Igreja do Rosário.

Confira a programação completa no site da: atibaianovo.com.br