150 alunos de Atibaia receberam óculos gratuitos no Centro de Convenções

Programa “Menina dos Olhos” é realizado por intermédio de parceria entre Prefeitura de Atibaia, Rotary Club de Atibaia Pedra Grande e Unicamp

Por Maria Clara 12/08/2017 - 12:48 hs

Atibaia é destaque em educação na região e busca dar todo o apoio necessário para que o aprendizado dos estudantes do município seja realmente efetivo. Pensando nisso, foi realizada nesta segunda-feira (7), no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, a entrega simbólica e gratuita de 150 óculos do Programa “Menina dos Olhos”

A cerimônia, que teve a apresentação da Camerata Comunidade Musical, contou com a presença do vice-prefeito de Atibaia, Emil Ono; da secretária de Educação, Márcia Bernardes; do presidente do Rotary Club de Atibaia Pedra Grande, Luis Cilento; do presidente da Câmara Municipal, vereador Fabiano de Lima; e representantes de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.

O Programa “Menina dos Olhos” tem o objetivo de proporcionar um desenvolvimento educacional ainda maior para as crianças, por meio do acompanhamento da saúde de alunos da rede municipal de ensino. No mês de junho, o programa realizou exames oftalmológicos em 651 estudantes com idades entre 6 e 10 anos. Destes, 289 foram detectados com problemas de visão e tiveram os óculos confeccionados. 150 foram entregues na solenidade desta segunda e os 139 óculos restantes serão entregues a partir desta quarta (dia 9) nas escolas.

A Secretaria de Educação destaca a importância do programa “Menina dos Olhos”, que detecta os problemas e já oferece também a solução, visto que os alunos que têm dificuldades de visão e não conseguem enxergar a lousa com precisão podem ter um grande prejuízo ao andamento e progresso do aprendizado na escola.

A ação já examinou mais de 36 mil crianças, distribuiu mais de 2.500 óculos e identificou patologias importantes, como glaucoma, estrabismo e catarata em crianças do município. O programa vem sendo realizado por intermédio de uma parceria entre Prefeitura da Estância de Atibaia, Rotary Club de Atibaia Pedra Grande e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).