Título para Atibaia se tornar a Capital Nacional do Morango será votado no Senado Federal

Prioridade no acesso a recursos federais na área de infraestrutura para o turismo, difusão e promoção cultural, são alguns dos benefícios da designação

Por Maria Clara 24/02/2018 - 13:16 hs

Atibaia já está mais perto de receber o título de Capital Nacional do Morango. Na última terça-feira (20), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 77/2017, que confere à cidade essa designação. Conforme o autor do projeto, deputado federal Roberto Alves, com o título, Atibaia passará a ter prioridade no acesso a recursos federais na área de infraestrutura para o turismo, difusão e promoção cultural. Agora, a proposta irá à votação no Plenário do Senado. Sendo aprovada, irá à sanção da Presidência da República. 

A Prefeitura de Atibaia tem incentivado os produtores de morango de Atibaia a obterem frutas de qualidade, por meio de doação de mudas de morango. A cidade é famosa por ter um morango de qualidade e por ter a maior produção da fruta do Estado de São Paulo, com 100 hectares de terra destinados ao cultivo, onde são plantados cerca de um milhão de pés de morango, certificado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) por meio do selo PIMo - Produção Integrada de Morangos, e que confere mais qualidade à fruta. 

Para o prefeito Saulo Pedroso de Souza, o título de Capital Nacional do Morango irá fortalecer ainda mais a imagem da cidade como produtora da fruta, valorizando o trabalho dos agricultores locais e o setor de turismo. 

A Festa do Morango de Atibaia e Jarinu, no Campo dos Aleixos, que acontece em junho/julho, além da Festa das Flores e Morango, realizada em setembro, são eventos que atraem milhares de turistas a Atibaia e propiciam aos produtores rurais e comerciantes da cidade diversas oportunidades de negócios.