5ª Semana André Carneiro começa neste sábado

De 5 a 11 de maio, cidade contará com diversas manifestações artísticas em homenagem ao artista natural de Atibaia

Por Maria Clara 05/05/2018 - 13:42 hs

André Carneiro foi um dos artistas que mais contribuíram para a formação da história cultural de Atibaia. Com o objetivo de difundir suas obras e oferecer mais cultura a todos, a Prefeitura da Estância de Atibaia, em parceria com o Instituto Garatuja, promove a 5ª edição da Semana André Carneiro, de 5 a 11 de maio, com apresentações teatrais, performáticas e musicais, lançamentos, exposições, exibições, oficinas, debates e palestras. 

Natural de Atibaia, André Granja Carneiro, foi considerado um dos mais importantes autores de ficção científica do Brasil, além de poeta, cineasta, artista plástico, crítico, publicitário, hipnotizador clínico e um dos pioneiros da fotografia moderna. Na literatura, teve produções traduzidas para 16 idiomas e na fotografia, seus trabalhos integram importantes coleções, com participação em exposições coletivas em diversos países. 

Em 1946 criou, junto com outros nomes de expressão, a primeira biblioteca pública de Atibaia, que originou a Biblioteca Municipal atual. Carneiro também foi fundador do Clube de Cinema, onde promovia debates após as sessões semanais e criou os primeiros guias e cartazes ilustrados com fotos para a divulgação da cidade. Em março de 2014, André Carneiro, aos 92 anos de idade, esteve em Atibaia para receber homenagem durante a realização da 1ª edição da Semana André Carneiro, vindo a falecer em novembro do mesmo ano. 

De acordo com a Secretaria de Cultura e Eventos da Prefeitura, a Semana André Carneiro, já consolidada no município, tem o objetivo de resgatar a história cultural de Atibaia formada pelo artista. Durante toda a semana será sorteado o livro “André Carneiro Fotografias”, obra póstuma do autor que destaca sua produção na área da fotografia. 

Confira a programação completa da 5ª Semana André Carneiro de Atibaia pelo site: http://www.semanaandrecarneiro.com.br/