Prefeito vai à Brasília e volta com boas notícias para Atibaia

Mais recursos para novas unidades habitacionais, creche, escola e duplicação da Jerônimo, foram solicitados ao Governo Federal; Samu também ganhará ambulância

Por Maria Clara 20/05/2018 - 23:34 hs

O prefeito Saulo Pedroso, que esteve em Brasília esta semana, voltou da capital federal com boas notícias para todos. Em três dias de intensa movimentação e visitas a diversos órgãos e Ministérios, o prefeito tratou de assuntos importantes para Atibaia, como construção de escola e de creche, transposição da Fernão Dias, duplicação da Jerônimo, construção de mais unidades habitacionais e mais qualidade para a saúde dos munícipes, inclusive uma ambulância já foi liberada para uso do Samu.

Durante as gestões no Ministério das Cidades, o prefeito solicitou recursos provenientes do programa do Governo Federal “Avançar Cidades”, para obras de infraestrutura e pavimentação em Atibaia, em aproximadamente 12 bairros, contemplando praticamente toda a área urbana. São cerca de R$ 30 milhões de investimento previstos para a cidade, oriundos do FGTS. O processo de licitação já está em andamento.

Na Secretaria Nacional de Habitação, para tratar de projeto já bem encaminhado e praticamente concluído em termos de elaboração do projeto e discussão com a Caixa Econômica Federal, o assunto foi a liberação de mais 400 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, para atender a demanda de moradia que ainda falta na cidade de Atibaia. A ideia é que as unidades sejam construídas nas proximidades do jardim Colonial, em terreno da Prefeitura, no começo da estrada Municipal Hisaichi Takebayashi (estrada da Usina). O processo de licitação elaborado pela Prefeitura já selecionou empresa responsável pela construção das novas moradias.

Dando continuidade às reuniões, o prefeito Saulo Pedroso também esteve na ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres, onde entregou estudo e discutiu a ligação do Jardim Imperial com o Jardim Paulista e Alvinópolis, fazendo transposição da Rodovia Fernão Dias (BR-381), seja por meio de viaduto ou passagem subterrânea, engenharia a ser decidida por equipe técnica da Agência e da concessionária responsável pela rodovia. O objetivo da Administração Municipal é levar mais mobilidade para todos, aliviando o tráfego de veículos na entrada e saída da cidade pela Fernão Dias.

Uma reunião muito produtiva também aconteceu no FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, vinculado ao Ministério da Educação e que cuida de investimentos na área. No local, o prefeito manteve tratativas para garantir a liberação de recursos para a construção de uma creche no bairro do Tanque que atenderá cerca de 200 crianças. Na ocasião, o prefeito aproveitou para encaminhar pedido de verba para a construção de uma escola de ensino fundamental, com 12 salas, na região do bairro Nova Atibaia.

O chefe do Executivo local esteve no Ministério da Saúde, onde recebeu a notícia da liberação de uma ambulância para Atibaia, que atenderá e ficará disponível para atendimento das ocorrências do SAMU 192. O prefeito ainda pleiteou, junto aos responsáveis do Ministério, recursos para melhorar ainda mais a qualidade no atendimento da população na área da saúde. Conforme o prefeito, uma solicitação de qualificação das unidades de atendimento, UPA e serviços do SAMU, será encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde para que se possa dar entrada nos pedidos de mais verbas junto ao Governo Federal.

Na última agenda da maratona, o prefeito aproveitou para passar na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), tratar de demandas relacionadas ao financiamento internacional do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata) pleiteado por Atibaia com o objetivo de realizar a duplicação da Avenida Jerônimo de Camargo, drenagem e canalização dos córregos Ana Pires e da Figueira, entre outras obras.

Acompanharam as agendas do prefeito em Brasília, o chefe de Gabinete, Adauto Oliveira, o secretário de Comunicação, Lincoln Xavier, e o diretor Fernando Soares de Souza. “Queremos reforçar para a população que o compromisso para uma Atibaia melhor para todos continua. Foi uma viagem muito produtiva e temos certeza que mais recursos serão conquistados após os trabalhos realizados em Brasília esta semana”, afirmou o prefeito Saulo Pedroso.