Prefeito de Atibaia lançou Programa “Papa Óleo” na abertura da Semana do Meio Ambiente

Ação conta com 27 pontos de coleta de óleo de cozinha usado; e o objetivo é reciclar para prevenir danos ambientais

Por Maria Clara 11/06/2018 - 22:44 hs

Marcando o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura da Estância de Atibaia abriu nesta terça-feira (05) a Semana do Meio Ambiente, com mais uma ação do calendário de aniversário da cidade “Atibaia, Mais Futuro Para Todos”: o lançamento do Programa Papa Óleo. O prefeito Saulo Pedroso de Souza participou da abertura da programação na Estação de Tratamento de Esgoto - ETE, do bairro Estoril, para apresentar o programa, que tem o objetivo de prevenir o descarte incorreto de óleo e, consequentemente, os danos ambientais causados por esta prática.
O Programa Papa Óleo começou a ser implantado em Atibaia em março deste ano, em uma iniciativa da Coordenadoria Especial de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação e apoio da SAAE. Ele funciona com postos de arrecadação em 27 escolas da rede municipal de ensino. De acordo com a Coordenadoria, ao todo já foram coletados mais de 2,2 mil litros de óleo usado, preservando cerca de 57 milhões de litros de água.
Para o prefeito Saulo Pedroso, a simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado no lixo ou na pia já contribui para a conservação do meio ambiente. “Pensar no futuro é agir agora, por isso fizemos questão de colocar no calendário de comemorações ao aniversário da cidade as atividades da Semana do Meio Ambiente. O óleo coletado é destinado à indústria de biodiesel, combustível cerca de 30% menos poluente”.
Alunos da escola municipal Serafina de Luca Cherfen também participaram da solenidade de abertura da Semana, com uma visita ao ETE de Portas Abertas, um Programa coordenado pela Atibaia Saneamento. Nele, estudantes visitam as instalações da Estação e têm a oportunidade de conhecer o processo de tratamento de esgoto, bem como ter acesso a informações que despertam a consciência ambiental.
O óleo de cozinha possui um poder de contaminação preocupante: um litro descartado inadequadamente é capaz de poluir o equivalente a 20 mil litros de água, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp. O óleo usado, por outro lado, pode ser reciclado de diversas maneiras, como fabricação de massa de vidraceiro, ração animal, resinas para tintas, adesivos, sabão, detergentes, biodiesel, entre outros produtos.
Fizeram parte do dispositivo de autoridades, além do prefeito, o vice-prefeito, Emil Ono, a presidente da Câmara, Roberta Barsotti, o coordenador de Meio Ambiente, Daniel Borghi, a diretora de resíduos sólidos da SAAE, Daniela Lopes Neves, o diretor da Atibaia Saneamento, Eduardo Caldeira, e o diretor da Oasis Ambiental - empresa responsável pela coleta e destinação do óleo - Francis Aguirre Rubino.
Também presentes na solenidade, o chefe de gabinete, Adauto Oliveira, os secretários Bruno Leal (Turismo), Magali Basile (Assistência e Desenvolvimento Social), Almir Bueno (Habitação de Interesse Social), Márcia Bernardes (Educação) e Lincoln Xavier (Comunicação), além de servidores e pessoas envolvidas com a questão ambiental no município.
A Semana do Meio Ambiente segue ainda até sexta-feira, dia 8 de junho. Confira a programação completa no site da Prefeitura pelo link: http://prefeituradeatibaia.com.br/conscientizacao-e-preservacao-ambiental-serao-temas-da-semana-do-meio-ambiente-em-atibaia/