Programa Raimunda Moura para Parkinsonianos faz três anos em Atibaia

Comemoração reuniu pacientes e familiares na última sexta-feira (17), na Estação Atibaia

Por Maria Clara 26/08/2018 - 22:19 hs

O prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, participou na última sexta-feira (17) da comemoração dos três anos do Programa Raimunda Moura para Parkinsonianos, realizada na Estação Atibaia. Participaram do evento cerca de 100 pessoas, entre pacientes, familiares e integrantes da equipe da Coordenadoria do Idoso, responsável pelas ações de políticas públicas voltadas para terceira idade que são desenvolvidas pela Prefeitura.

Durante a programação, que foi recheada de muita alegria, houve dinâmica com apresentação de recreadores, passeio de maria-fumaça e um café, momento em que todos puderam confraternizar e comemorar cada avanço e conquista no tratamento. Para o prefeito Saulo, o Programa desenvolvido no município é inovador e reconhecido, não só pela promoção à saúde dos pacientes, mas também pela inclusão dos familiares, que recebem todo o apoio emocional.

De acordo com Marcos Moura, coordenador do Idoso, “o Programa Raimunda Moura para Parkinsonianos tem como objetivo o tratamento e o cuidado do paciente na melhora da capacidade funcional, flexibilidade, equilíbrio, força muscular e, consequentemente, na realização das atividades de vida diária e independência. Busca também a melhora da autoestima, autoimagem, regulação das emoções, socialização, entre outros fatores”.

Atualmente, 80 pacientes com Parkinson são cadastrados no município. O atendimento de pacientes com Parkinson de estágio 1 a 3 (a doença possui um total de cinco estágios) é realizado na Academia da Saúde, no Jardim Cerejeiras. No local, eles passam por exames específicos e são acompanhados por uma equipe especializada multidisciplinar e interdisciplinar, após avaliação dos profissionais do SUS.

O tratamento do grupo de Parkinson na Academia da Saúde acontece às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, às 16h. Mais informações pelo telefone 4413-4749 ou pelo e-mail: academiadasaude@atibaia.sp.gov.br . O Centro Dia do Idoso localiza-se na Rua Chuva de Ouro, s/nº, Nova Atibaia/Jardim Cerejeiras.