Em Atibaia, plantio de cerejeiras celebra 110 anos da imigração japonesa no Brasil

Iniciativa da Prefeitura presta homenagem à comunidade nipônica

Por Maria Clara 23/09/2018 - 22:32 hs

Na manhã desta quinta-feira (20) a Prefeitura da Estância de Atibaia, em parceria com a Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Atibaia - Acenbra, promoveu o plantio de mudas de cerejeiras no município em ação que celebra os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, comemorados este ano no país, e o Dia da Árvore, comemorado nesta sexta-feira (21). A homenagem à comunidade nipônica aconteceu na rotatória em frente ao supermercado da Av. Pref. Antônio Júlio Toledo Garcia Lopes, no Jardim Cerejeiras, bairro que leva o mesmo nome das espécies plantadas.

A ação foi organizada pela Secretaria de Agricultura e contou com a participação da Secretaria de Serviços e da Coordenadoria de Meio Ambiente. Um total de 16 mudas de cerejeiras foram plantadas e a escolha da espécie aconteceu justamente por sua relação de simbolismo com a comunidade nipônica.

No local do plantio, a Prefeitura também instalou uma placa marcando o ato e a celebração dos 110 anos de imigração: “Que os laços de respeito e amizade entre brasileiros e japoneses, há tantos anos cultivados por essas terras, floresçam cada vez mais e continuem sendo motivo de orgulho para Atibaia, que agradece e enaltece toda a comunidade nipônica”, destaca um trecho da placa.

Participaram da ação o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza; o vice-prefeito Emil Ono; o secretário de Agricultura, Mario Inui, também como representante da Associação Fukushima Kenjin de Atibaia; o secretário de Serviços, Alcides Ribeiro de Almeida Júnior; o Coordenador de Meio Ambiente, Daniel Borghi Filho; a presidente da Câmara Municipal, vereadora Roberta Barsotti; o vereador Julio Cesar Mendes; o presidente da Acenbra, Ciro Komura; o presidente da Associação Hortolândia de Atibaia, Nelson Yoshida; o presidente da Associação dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais de Atibaia - Pró-Flor, Dirceu Hashimoto; o comandante da 3ª CIA da Polícia Militar, capitão Wanderlei Turolla; entre outras autoridades e funcionários da Prefeitura.

“O plantio dessas cerejeiras se soma aos demais eventos e atividades realizados pela Prefeitura este ano em celebração aos 110 anos de imigração. Registramos, mais uma vez, nossa admiração aos japoneses, enaltecendo sua trajetória, sempre marcada pela integridade, força e perseverança em todo o território nacional e, especialmente, em Atibaia, cidade que conta com uma expressiva comunidade nipônica”, afirmou o prefeito.

Eventos comemorativos

Em julho deste ano a Prefeitura da Estância de Atibaia, em parceria com a Acenbra, a Associação Hortolândia de Atibaia e a Associação dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais de Atibaia (Pró-Flor), promoveu um evento em comemoração aos 110 anos de imigração japonesa no Brasil.

Na oportunidade, em ação realizada no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, a Prefeitura homenageou 16 representantes - com trajetórias marcadas pela contribuição para o desenvolvimento do município - indicados pelas associações (Hortolândia, Acenbra e Pró-Flor) por meio da Comissão Municipal para Comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil em Atibaia, conforme Decreto Municipal nº 8.516/18.

Além disso, no mês de julho Atibaia contou com as exposições “110 anos da Imigração Japonesa no Brasil”, no subsolo do Centro de Convenções, e “Juntos e Misturados”, no hall do Centro de Convenções, como parte da programação em celebração a essa data histórica.