ATIBAIA AVANÇA EM OBRAS DE AMPLIAÇÃO NO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Entrega da 1ª fase da Estação de Tratamento de Esgoto Estoril coloca a cidade mais perto da universalização

Por Maria Clara 13/07/2019 - 12:52 hs

Após cinco meses da emissão da licença ambiental e em tempo recorde, a Atibaia Saneamento, empresa do Grupo Iguá, responsável pelo esgotamento sanitário no município e que mantém uma Parceria Público-Privada com a SAAE, entregou na última sexta-feira, 12 de julho, a 1ª fase das obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto Estoril.

Com essa entrega, a Estação terá um aumento significativo em sua capacidade de tratamento, que passarão dos atuais de 110 litros por segundo para 200 litros por segundo.

“Estamos animados com os benefícios que a obra trará para o bairro. É importante ter esgoto tratado, acredito que é uma grande evolução para todos nós!”, afirma James Oliveira, morador do entorno da ETE Estoril há 32 anos.

Nesta fase, foram realizadas diversas melhorias na ETE Estoril, entre elas a entrega de um novo sistema de aeração que fará o tratamento ativado por oxigenação, com modernos sistemas que irão melhorar significativamente o tratamento para posterior descarte. Foram recuperados os tanques existentes e instalada uma nova calha Parshall de entrada que é responsável por medir o volume do esgoto recebido. Nessa etapa, foram instalados novos sistemas de gradeamentos mecanizados e desarenação. Todas as estruturas e demais instalações foram reformadas e melhoradas, incluindo aperfeiçoamento na entrada de energia e painéis elétricos.

O diretor da Atibaia Saneamento, Eduardo Caldeira, explica que atualmente o tratamento do esgoto é realizado por meio de bateladas e, com essa modernização, passará a ser por fluxo contínuo de aeração prolongada, ou seja, a finalização do efluente será realizado pela liberação de oxigênio para decomposição da matéria orgânica. “Muitas pessoas não sabem, mas o processo de tratamento do esgoto acontece rotineiramente em nossas vidas, no dia a dia, nem percebemos que somos beneficiados com o saneamento básico. Os resíduos passam pela tubulação e seguem para estações elevatórias que mandam tudo para a Estação de Tratamento de Esgoto, onde ele é tratado e a água limpa é devolvida para o rio”, explicou Caldeira.

Em Atibaia, a Atibaia Saneamento possui uma Parceria Público-Privada com a SAAE para a execução dos serviços de esgotamento sanitário. Uma relação construída com profissionalismo e capacitação técnica. “Estamos felizes com o ritmo das obras na cidade. Recentemente, realizamos o lançamento da Pedra Fundamental da ETE Caetetuba e, agora, estamos entregando essa importante fase da ETE Estoril. O nosso planejamento está sendo cumprido com competência, com isso, a cidade ganha em qualidade vida, saúde e bem-estar”, afirma a superintendente do SAAE, Fabiane Santiago.

A Atibaia Saneamento irá investir mais de R$ 58 milhões no Sistema Estoril. A maior parte desse investimento acontecerá na ampliação e modernização da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Estoril. A conclusão da ampliação da ETE Estoril vai beneficiar diretamente mais 83.000 moradores da cidade.