Prefeitura esclarece mudança na nomenclatura da base do Corpo de Bombeiros de Atibaia

Administração Municipal está trabalhando para que esta mudança não se consolide e a cidade permaneça como sede de pelotão

Por Maria Clara 20/07/2019 - 15:50 hs

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo anunciou uma reestruturação em todo o território estadual e, dessa forma, algumas bases receberão nova nomenclatura, entre elas a de Atibaia, que deixará de ser um posto e passará a ser uma estação. É importante ressaltar que ainda não há data definida para a efetivação dessa mudança.

A Administração Municipal está trabalhando para que essa decisão não se efetive e Atibaia permaneça como sede de pelotão, uma vez que a mudança pode acarretar em diminuição do efetivo e consequente prejuízo dos serviços.

A Prefeitura da Estância de Atibaia também informa que o município não pode ser classificado com o status de cidade pequena, seja pelos critérios habitacionais, seja pelo número de ocorrências, já que duas grandes rodovias passam por Atibaia e, atualmente, o pelotão atende a seis cidades.

Segundo esclarecimento do 19º Grupamento de Bombeiros, responsável pela área territorial do município de Atibaia, essa mudança não afetará a qualidade dos serviços prestados até o momento.

Conforme o 19º Grupamento, a alteração apenas ajusta a nomenclatura do quartel à estrutura existente na cidade e, na prática, Atibaia continuará contando com o tenente que acumula a função de comandante do Pelotão de Bombeiros de Bragança Paulista. Além disso, somente o efetivo operacional será reduzido, em apenas um bombeiro, baixa que não interferirá na quantidade de viaturas disponíveis para o atendimento em Atibaia.