Bairros recebem limpeza em redes de esgoto

Ação preventiva reduz os transtornos causados pela obstrução das tubulações

Por Maria Clara 20/07/2019 - 16:01 hs

Na última semana, a Atibaia Saneamento, empresa responsável pelo esgotamento sanitário e que mantém uma parceria público-privada com a SAAE, deu início a limpeza das tubulações que compõem a rede de esgoto, ou seja, o percurso seguido pelos efluentes que saem das residências até a Estação de Tratamento de Esgoto. Serão desobstruídos a cada mês cerca de 12 km da extensão de rede existente. Ao final deste semestre serão higienizados 72 km de redes em diversas vias da cidade.

Os bairros que serão contemplados com este serviço serão: Jardim Imperial, Jardim das Cerejeiras, Caetetuba, Alvinópolis, Centro, Jardim dos Pinheiros, Jardim Alvinópolis 2, Recreio Estoril, Parque das Nações, Jardim das Palmeiras, Jardim dos Ipês, Ponte, além dos coletores troncos que interligam a Av. Joviano Alvim à Av. Paulista e a Av. Jerônimo de Camargo ao Jardim dos Pinheiros.

Segundo o coordenador da Atibaia Saneamento, Felipe Parente, a ação de limpeza na rede de esgoto é uma forma de prevenção e o investimento resulta no bom funcionamento do processo. “Esta manutenção de limpeza da rede coletora de efluentes faz a remoção de possíveis bloqueios que dificultam o escoamento do esgoto até a Estação de Tratamento de Esgoto. O objetivo é alcançar 100% das redes até o final de dezembro”, explicou Parente.

Importante ressaltar que, durante a limpeza das tubulações, a via poderá ficar parcialmente interditada por, aproximadamente, 15 minutos que é o tempo estimado de finalização de todo o processo.