PRÊMIO CIDADANIA NO CAMPO: ATIBAIA ALAVANCA A AGRICULTURA E A PECUÁRIA POR MEIO DE PROGRAMAS QUE APOIAM O PRODUTOR

Cidade do morango premiado recebe recursos do Estado para fomento da agropecuária

Por Maria Clara 08/09/2019 - 08:54 hs

Por Kevin Previatti

Atibaia foi contemplada em 8° lugar no Prêmio Cidadania no Campo - Município Agro 2019, pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por criar uma estrutura de apoio aos produtores rurais para alavancarem suas culturas por meio de quatro programas. No intuito de fomentar a agricultura na região, a Pasta Estadual concedeu R$ 62,5 mil para a Prefeitura Municipal, que serão utilizados para adquirir implementos que integrarão a Patrulha Agrícola do município.

O município tem 892 Unidades de Produção Agropecuária (UPA's), sendo que 785 possuem até 50 hectares. Os produtores são auxiliados pela Prefeitura, por meio de programas municipais que fomentam as principais culturas, como a do morango, e regularizam a irrigação nas propriedades rurais.

O “Programa de Revitalização da Cultura do Morango” desenvolve ações junto aos produtores para a implantação da Produção Integrada do Morango (promove menor utilização de agroquímicos, aumenta a produtividade por planta e valoriza o produto) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a obtenção do selo PI-Brasil do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Por conta do projeto, os produtores de morango são priorizados no atendimento da patrulha agrícola mecanizada, recebem composto de resíduos de poda, assistência técnica e mudas de morango produzidas in vitro pelo laboratório do Núcleo de Produção de Mudas de Tietê, da Secretaria estadual.

O “Programa Atibaia Florida” consiste na implantação e manutenção do paisagismo com flores nas praças, ação que busca melhorar a aparência da cidade e trazer bem-estar à população, além de fomentar o comércio de flores no município.

Já o “Programa de Incentivo à Agricultura Familiar” tem como foco tornar os pequenos agricultores economicamente sustentáveis, ao incentivar o associativismo e o cooperativismo. A iniciativa também realiza capacitações e apoia os produtores na criação de novos canais de comercialização, por exemplo, em feiras com venda direta ao consumidor.

Por fim, o “Programa Irrigação” apoia o pequeno e médio produtor rural irrigante, para que ele se regularize junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) para fazer uso das águas subterrâneas, de rios e lagos municipais em sua propriedade rural. A Prefeitura da Estância de Atibaia disponibiliza um engenheiro agrônomo para a realização dos projetos, por meio dos quais já foram atendidos mais de 300 produtores.

Produção
Atibaia é reconhecida no Brasil por sua produção de morangos e flores, no entanto, tem vocação para agropecuária diversificada, que conta, além da fruticultura, com a olericultura, o cultivo de grãos, a criação de gado, cavalos e aves. Por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA), a Secretaria de Agricultura fez o levantamento dos três principais produtos agropecuários do município em 2018: o morango, o pêssego e os frangos.

Morango - A Secretaria apoiou a instalação de viveiro de mudas de morango, no qual são produzidas mais de 130 mil mudas por ano, que são distribuídas, dando um grande incentivo aos produtores locais. Por conta disso, foram colhidas 270 mil caixas de quatro quilos da fruta, em uma área de 40 hectares, o que representa 10% da produção do Estado de São Paulo.

Pêssego - Existem mais de 80 mil pés da fruta, que foram responsáveis pela produção de 800 mil caixas de 3,5 quilos de pêssego. A produção equivale a 1/6 do total do produto paulista.

Frango - Foram produzidos 800 mil quilos de carne de frango. 

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado impulsiona as produções agropecuárias fortalecendo os produtores, conforme conta o chefe da Casa da Agricultura de Atibaia, Anderson Tatsuo. “Nossos trabalhos e ações têm como prioridade o pequeno agricultor, mas ajudamos a todos, prestando informações, orientações e serviços de campo para os produtores rurais na condução de seus negócios, criações, nas mais variadas culturas e atividades”.