ATIBAIA ESTÁ ENTRE AS 100 MELHORES CIDADES DO PAÍS EM RANKINGS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO

Segundo estudo da Urban Systems publicado pela Revista Exame,município reúne condições sociais e econômicas que favorecem os negócios

Por Maria Clara 04/11/2019 - 20:56 hs

A Revista Exame publicou este mês a edição 2019 do Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, estudo produzido pela empresa de consultoria Urban Systems, especializada em inteligência de mercado, que coloca Atibaia entre as 100 melhores cidades do país em dois rankings específicos que favorecem os negócios, já que a pesquisa apresenta um recorte dos melhores municípios em Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Capital Humano.

No Ranking de Desenvolvimento Econômico, composto por 15 indicadores nos eixos Econômico, Financeiro e Transporte, Atibaia surge na 40ª posição entre 100 cidades brasileiras.

Ranking Revista Exame_EconômicoA nota alcançada pelo município foi de 5,579 no IQM – Índice de Qualidade Mercadológica, metodologia de análise estatística utilizada pela Urban Systems para formular os rankings do estudo. A cidade que obteve a primeira colocação, Barueri-SP, alcançou 6,628, enquanto a 100ª colocada, Passo Fundo-RS, somou 5,217.

Já no Ranking de Desenvolvimento Social, que mede o reflexo do desenvolvimento de negócios na cidade sobre a população local, por meio de nove indicadores nos eixos Sociodemográfico, Educação, Saúde e Segurança, Atibaia aparece na 100ª posição, com 3,509 no IQM, enquanto a primeira colocada, a cidade de Valinhos-SP, somou 4,326.

Ranking Revista Exame_Social

O Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo produzido anualmente pela Urban Systems para a Revista Exame. Ele acontece desde 2014, portanto esta é a sexta edição do estudo, cujo objetivo é analisar o potencial de desenvolvimento econômico das cidades, reunindo aquelas com as melhores oportunidades para se investir.

Para a elaboração do ranking 2019 foram analisados 317 municípios com mais de 100 mil habitantes (segundo estimativa de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), que representam 70% do PIB brasileiro, 62% das empresas do país, 72% dos empregos formais do Brasil e 57% da população brasileira de um total de 5.570 municípios do território nacional.

Confira o Estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios