Compromisso e Constância: qualidades dos vencedores
Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*
Em minha jornada tenho conhecido muitas pessoas inspiradoras, que me inspiraram e me inspiram até hoje. Observando o comportamento dessas pessoas é fácil identificar duas qualidades fundamentais para alcançar quaisquer que sejam seus objetivos, são elas o compromisso e a constância.
Diversas vezes falei sobre uma dessas qualidades, a constância de propósito, mas o compromisso também é outra qualidade muito importante. Quando você tem compromisso com você mesmo e com o que se propõe a fazer, você vai levantar da cama e fazer o que precisa ser feito, com ou sem motivação.
A motivação não é algo constante, não acordamos motivados todos os dias, por isso o compromisso e a constância são tão importantes. Precisamos ter objetivos claros, saber exatamente onde queremos chegar, para traçarmos nossas pequenas metas diárias e nos comprometermos com elas.
Pessoas comprometidas são focadas, elas sabem o que precisa ser feito, elas inspiram pessoas e são exemplos de perseverança.
Podemos traduzir compromisso em "querer com constâncias" e não apenas um interesse em alguma coisa. David McNally, professor de História e Negócios da Universidade de Houston, diz que "compromisso é a disposição de fazer o necessário para conseguir o que você deseja". Ele também cita um outro autor, Kanneth Blanchard, que diz que "Há uma diferença entre interesse e compromisso. Quando você está interessado em fazer alguma coisa, você só faz quando for conveniente. Quando está comprometido com alguma coisa, você não aceita desculpas, só resultados".
Eu sei muito bem o que é isso, pois sinto na pele o que é sacrificar temporariamente o que for necessário para estudar e chegar aonde eu desejo. O compromisso também pode ser entendido como perseverança e força de vontade. Grandes nomes passaram por várias derrotas até chegarem onde queriam. Um exemplo é Thomaz Edison, diz-se que só conseguiu transformar em realidade sua visão mental da lâmpada elétrica na tentativa de número 10.000. A cada fracasso ele se animava a continuar tentando dizendo que havia descoberto mais uma forma de não inventar a lâmpada elétrica.
Podemos também discernir compromisso de comprometimento, que seria um grau ainda maior de interesse. Desde sempre tenho muito comprometimento com os meus horários e compromissos, quando combino algo fico com aquilo na cabeça, realmente me comprometo e fico agoniada quando vejo o prazo apertar ou quando acontece algo que me tira do planejamento. Podemos chamar isso de comprometimento e disciplina, pois para cumprir com todos os compromissos e cumprir os prazos é essencial criar um método de controle, uma agenda, algo que te ajude a lembrar de todos os seus compromissos. É preciso estabelecer dia e horário para tudo, pois quando você se organiza fica mais fácil e evita o caos.
Assuma a responsabilidade pela sua vida, pelos seus objetivos, por seu destino, tenha iniciativa, persistência e paciência. Se comprometa com você mesmo e aposte na constância, faça um pouco por dia, continue semeando, pois quando você menos esperar seu esforço será recompensado, todas as sementes começarão a germinar.
* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/
Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.
Comentários: