O poder da gratidão
Cristiane Fernandes Esteves Saraguci*
Durante os últimos anos tive muitos motivos para agradecer, primeiramente pela minha vida, por simplesmente acordar todos os dias e ter mais uma oportunidade de melhorar como ser humano, depois pela minha família, pelas pessoas que conheci na minha caminhada, pelos aprendizados, choros e risos, sim, choros também, todos os acontecimentos, bons ou ruins, trazem consigo um aprendizado, tudo depende do seu olhar, como você enxerga as coisas que te acontecem e como você reage a elas.
Tudo isso me faz refletir sobre como a gratidão pode mudar a nós mesmos e aqueles que estão à nossa volta. Sinto dentro de mim uma gratidão tão imensa, que me preenche e transborda, esse sentimento me torna mais feliz, mais conectada com as pessoas que convivem comigo e mais aberta a novas possibilidades.
Em uma de minhas experiências, participei de um projeto chamado Cedro, em uma escola que trabalhei, em uma das reuniões trabalhamos a gratidão e foi impressionante como uma dinâmica que possibilita a equipe refletir sobre os motivos que tem para agradecer vai gerando mais gratidão. A gratidão foi criando uma conexão e empatia maior, que é a base para uma equipe de alta performance.
A gratidão vem sendo estudada a muito tempo e pesquisas em neurociência descobriram uma ligação entre pensamentos positivos e a ativação de certos neurotransmissores (substâncias químicas liberadas de nossas células nervosas que informam outras partes do nosso corpo).
Isso significa que quando focamos nossa atenção nos motivos que temos para agradecer, ou seja, em coisas boas, isso força uma "mudança para o positivo". Quando fazemos isso estimulamos mais neurotransmissores em nosso cérebro, no caso, dopamina e serotonina, conhecidos como "hormônios da felicidade".
Quando focamos nosso pensamento no bem, nos sentimos bem, e isso reflete em nossas ações. Pessoas gratas sentem mais emoções positivas e demonstram mais energia e vitalidade e as pessoas que recebem esse sentimento de gratidão se sentem reconhecidas e incentivadas a fazer o que quer que seja, ainda melhor.
Se você parar para analisar os melhores líderes que você conheceu, provavelmente reconhecerá neles essa qualidade, saber agradecer na hora certa. Esse é mais um motivo que tenho para agradecer, os líderes excelentes que eu tive, aprendi muito com eles, são pessoas extraordinárias e que demonstravam sentimento de gratidão, foram tão marcantes que é impossível esquecê-los.
Gratidão gera gratidão, ou seja, vai criando relações ganha-ganha. Podemos usufruir dessa fonte inesgotável de gratidão e criar relações mais fortes e profundas com todos a nossa volta.
Use e abuse do poder da gratidão e agradeça pela vida, pelas pessoas que convivem com você, por cada simples detalhe e com certeza você será mais feliz, fará amizades e parcerias mais profundas e terá cada vez mais sucesso.
* A autora é Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional, Pedagoga especialista em Administração Escolar, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Analista Comportamental Disc pela Gestor Performance. Possui experiência de mais de 20 anos na área, atuando no âmbito escolar e clínico, como também no mundo business como Coach, palestrante e desenvolvendo pessoas. Contatos: E-mail: crissaraguci@hotmail.com; Instagram: @neuropsicocristianesaraguci; Facebook: @conexãodoaprender e Blog: https://conexaodoaprender.home.blog/
Veja mais notícias sobre Cristiane Saraguci.
Comentários: