Quarta, 15 Maio 2024

ATIBAIA AVANÇA EM OBRAS DE AMPLIAÇÃO NO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

ATIBAIA AVANÇA EM OBRAS DE AMPLIAÇÃO NO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Após cinco meses da emissão da licença ambiental e em tempo recorde, a Atibaia Saneamento, empresa do Grupo Iguá, responsável pelo esgotamento sanitário no município e que mantém uma Parceria Público-Privada com a SAAE, entregou na última sexta-feira, 12 de julho, a 1ª fase das obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto Estoril.


Com essa entrega, a Estação terá um aumento significativo em sua capacidade de tratamento, que passarão dos atuais de 110 litros por segundo para 200 litros por segundo.


“Estamos animados com os benefícios que a obra trará para o bairro. É importante ter esgoto tratado, acredito que é uma grande evolução para todos nós!”, afirma James Oliveira, morador do entorno da ETE Estoril há 32 anos.


Nesta fase, foram realizadas diversas melhorias na ETE Estoril, entre elas a entrega de um novo sistema de aeração que fará o tratamento ativado por oxigenação, com modernos sistemas que irão melhorar significativamente o tratamento para posterior descarte. Foram recuperados os tanques existentes e instalada uma nova calha Parshall de entrada que é responsável por medir o volume do esgoto recebido. Nessa etapa, foram instalados novos sistemas de gradeamentos mecanizados e desarenação. Todas as estruturas e demais instalações foram reformadas e melhoradas, incluindo aperfeiçoamento na entrada de energia e painéis elétricos.


O diretor da Atibaia Saneamento, Eduardo Caldeira, explica que atualmente o tratamento do esgoto é realizado por meio de bateladas e, com essa modernização, passará a ser por fluxo contínuo de aeração prolongada, ou seja, a finalização do efluente será realizado pela liberação de oxigênio para decomposição da matéria orgânica. “Muitas pessoas não sabem, mas o processo de tratamento do esgoto acontece rotineiramente em nossas vidas, no dia a dia, nem percebemos que somos beneficiados com o saneamento básico. Os resíduos passam pela tubulação e seguem para estações elevatórias que mandam tudo para a Estação de Tratamento de Esgoto, onde ele é tratado e a água limpa é devolvida para o rio”, explicou Caldeira.


Em Atibaia, a Atibaia Saneamento possui uma Parceria Público-Privada com a SAAE para a execução dos serviços de esgotamento sanitário. Uma relação construída com profissionalismo e capacitação técnica. “Estamos felizes com o ritmo das obras na cidade. Recentemente, realizamos o lançamento da Pedra Fundamental da ETE Caetetuba e, agora, estamos entregando essa importante fase da ETE Estoril. O nosso planejamento está sendo cumprido com competência, com isso, a cidade ganha em qualidade vida, saúde e bem-estar”, afirma a superintendente do SAAE, Fabiane Santiago.


A Atibaia Saneamento irá investir mais de R$ 58 milhões no Sistema Estoril. A maior parte desse investimento acontecerá na ampliação e modernização da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Estoril. A conclusão da ampliação da ETE Estoril vai beneficiar diretamente mais 83.000 moradores da cidade.

Veja mais notícias sobre Atibaia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 16 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/