Quarta, 17 Ago 2022

Atibaia inaugurou dois equipamentos: Poupatempo Atibaia e Creche do Alvinópolis

Creche Professora Fabiana Bruno Orujian

Foram inaugurados nesta quinta-feira (11) em Atibaia dois equipamentos de extrema importância para a população: o Poupatempo Mario Inui e o Centro de Educação Infantil "Professora Fabiana Bruno Orujian", ambos no bairro do Alvinópolis. A cerimônia de inauguração conjunta contou com a presença de diversas autoridades da região e do governo estadual.

O prefeito Emil Ono ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura da Estância de Atibaia e o Governo do Estado de São Paulo, que viabilizou a instalação do Poupatempo e a construção de mais uma creche no município. "O Alvinópolis é um bairro que tem uma população muito grande e nós não tínhamos uma creche deste porte na região, bem como o Poupatempo, que traz uma qualidade extraordinária no atendimento à população. A cidade de Atibaia fica extremamente feliz por receber uma unidade do Poupatempo e ter mais uma creche de qualidade para acolher nossas cidades", afirmou Emil, que fez um agradecimento especial ao ex-prefeito Saulo, que iniciou as tratativas com o governo do Estado para viabilizar a implantação dos equipamentos, e ao vice-prefeito Fabiano de Lima, pela parceria.

Estava previsto que o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, viesse a Atibaia para as inaugurações, mas ele não pôde comparecer por mudanças na agenda. Presente na cerimônia, o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, destacou como fundamental a instalação de mais uma creche na cidade. "Quando a gente olha para as crianças, esse é o investimento mais importante que a gente pode fazer. Quando a gente corrige o início da história, a gente corrige a história inteira. Essa é a etapa mais importante para o poder público investir".

A secretária municipal de Educação, Eliane Doratiotto, ressaltou: "Que seja a primeira de muitas parcerias que virão com o governo do Estado. Temos em andamento alguns projetos de construção e ampliação de creches que gostaríamos muito de também contar com essa parceria para que possamos cada vez mais elevar a qualidade da aprendizagem que fazemos aqui com muita dedicação".

Popupatempo está localizado na R. Clóvis Soares, 200 - Alvinópolis

Poupatempo Mario Inui
A unidade do Poupatempo é uma conquista para o município e trará muitos benefícios ao cidadão, garantindo mais eficiência e agilidade, oferecendo uma série de serviços em um mesmo local – que foi batizado de Mario Inui, em homenagem ao ex-vice-prefeito de Atibaia, falecido em 19 de junho deste ano. Familiares de Mario Inui compareceram ao evento de inauguração.

Atibaia conta agora com uma unidade do Poupatempo 4.0, que mescla atendimento de serviços do Estado e da Prefeitura. Dessa forma, no Poupatempo Atibaia, além de serviços de órgãos estaduais como o Detran.SP, que oferece primeira habilitação, renovação da CNH, transferência e licenciamento de veículos, etc, também serão oferecidos serviços municipais, como consulta e emissão da 2ª via do carnê de IPTU e certidão negativa de débitos tributários, entre vários outros.

O processo de viabilização da unidade do Poupatempo em Atibaia foi iniciado no final de 2020, durante a gestão do prefeito Saulo Pedroso de Souza, e em abril deste ano o prefeito Emil Ono assinou o convênio com a Prodesp – empresa de Tecnologia da Informação do Governo Estadual responsável pela gestão das unidades do Poupatempo no Estado.

"O Poupatempo se torna uma realidade em Atibaia. Um programa de 24 anos de muito orgulho para todos nós, com 99% de aprovação. Na pandemia, migramos para o Poupatempo digital. Em outubro, fizemos 8 milhões de atendimentos no mês no Estado de São Paulo – 7 milhões feitos pelo celular e 1 milhão de forma presencial", afirmou o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, durante a cerimônia de inauguração.

De acordo com a Prodesp, o novo modelo de Poupatempo, incorporado ao Detran.SP, é mais moderno, compacto e com foco nos serviços digitais. Como os atendimentos são realizados no mesmo local por diversos órgãos, o cidadão ganhará em agilidade, eficiência, comodidade e autonomia, sem perder o padrão de qualidade do programa mais bem avaliado do Governo de São Paulo. Atibaia é a segunda cidade da região a contar com um posto de atendimento do Poupatempo.

Creche Professora Fabiana Bruno Orujian
Localizada na rua José Benedito Trufino, no Alvinópolis, o Centro de Educação Infantil "Professora Fabiana Bruno Orujian" atenderá cerca de 110 crianças de 0 a 3 anos, em período integral. A creche recebeu esse nome como homenagem à professora Fabiana por serviços prestados à cidade. Parentes dela estiveram na cerimônia desta quinta-feira.

A nova unidade é uma parceria entre a Prefeitura de Atibaia e o Governo do Estado. Conhecida como Programa Creche Escola, a construção de creches conta com verbas parceladas disponibilizadas pelo Estado para a construção. O município arca com a cessão do terreno, terraplanagem e gestão da obra. Também ficam a cargo da Administração Municipal os recursos materiais e profissionais para o pleno funcionamento do local.

A creche fica ao lado da E.E. Maria Cecília Teixeira Pinto, em terreno de 4 mil metros quadrados doado pela Prefeitura. O projeto definido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) do Estado conta salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço, em um total de 813 m².

A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Veja mais notícias sobre Atibaia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 17 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/