Guarda Civil Municipal de Atibaia está entre as mais atuantes do Estado de São Paulo
A Guarda Civil Municipal de Atibaia é a 42ª mais atuante do Estado de São Paulo, de acordo com um ranking divulgado pela Conferência Nacional das Guardas Municipais do Brasil (CONGM). O ranking é baseado nos números de ocorrências no ano de 2015, registrados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública de São Paulo.
A GCM de Atibaia tem 17 anos e passou por um processo de transformação nos últimos três. “Houve investimento em equipamento, valorização profissional e treinamento, que possibilitaram números positivos para nossa GCM”, disse o secretário de Segurança Pública de Atibaia, em referência ao ranking em questão.
As Guardas Municipais do Estado de São que mais se destacam pelos volumes de apresentação de ocorrências, pela ordem, são: São Paulo (capital), Campinas, Barueri, Limeira, Indaiatuba, Piracicaba, Americana, Paulínia, Jundiaí, Cotia, Mogi Guaçu, Praia Grande, Sorocaba, Santana de Parnaíba e Santa Barbara D’Oeste.
Maior atuação
As GCMs tem o foco prioritário em ações preventivas e comunitárias, mas, em razão da crescente violência e criminalidade, vem assumindo cada vez maior responsabilidade na área de segurança pública.
De acordo com nota divulgada no portal da Federação dos Funcionários Públicos Municipais do Estado de São Paulo (Fupesp), os dados mostram que, em 2015, as Guardas Municipais do Estado apresentaram ao distrito policial 56.296 ocorrências das mais variadas naturezas, sendo que, desse total, 7.765 foram flagrantes delito. Uma média de quatro mil ocorrências e 560 flagrantes por mês. Entre as diversas ocorrências e flagrantes delitos destaques para localização/apreensão de veículos (2.981) e localização/apreensão de objetos (2.839). Outro destaque fica para a captura de procurado pela justiça (1.240). Ou seja, as Guardas Municipais além dos 7.765 flagrantes delitos, contribuíram para a prisão de 1.240 foragidos da Justiça. “São números de alta relevância que causaram e causam impactos importantes na redução dos indicadores criminais e na construção da sensação de segurança na população”, diz a nota.
Veja mais notícias sobre Atibaia.
Comentários: