Sábado, 23 Ago 2025

Prefeito de Atibaia assinou, em Brasília, termo de adesão ao Programa Internet para Todos

Prefeito de Atibaia assinou, em Brasília, termo de adesão ao Programa Internet para Todos

Na tarde de segunda-feira, dia 12 de março, o prefeito Saulo Pedroso de Souza assinou, em Brasília, o termo de adesão ao Programa Internet para Todos, do Governo Federal. A parceria entre a Prefeitura da Estância de Atibaia e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) facilitará o acesso à internet em 38 localidades da cidade. De acordo com o Ministério, os municípios beneficiados nesta primeira fase do Programa começarão a receber as antenas a partir de maio. 


No termo de adesão, as áreas indicadas pela Prefeitura de Atibaia foram: Água Espraiada; Arrozal; Bairro dos Pintos; Bairro dos Pires; Boa Vista; Boa Vista dos Gomes; Cachoeira; Caioçara; Campininha; Campo dos Aleixos; Canedos; Guaxinduva; Iara; Itapetinga; Jardim Brogotá; Jardim Estância Brasil; Jundiazinho; Lagoa; Laranja Azeda; Laranjal; Mato Dentro; Mato Dentro da Cachoeira; Mato Dentro Lajeado; Ponte Alta; Portal dos Nobres; Rio Abaixo Rio Acima; Rosário; São Felipe; São Roque; Sítio Doratioto; Sítio dos Rosas; Tanque; Três Pistas; Usina; Vale dos Pinheiros; Vila das Palmeiras e Vitória Régia. 


De acordo com o prefeito Saulo Pedroso, o objetivo do programa é oferecer acesso à internet em áreas sem conectividade, permitindo assim que a população do município, principalmente de áreas mais distantes, seja inserida no mundo da tecnologia da informação e comunicação. 


No termo de adesão estão estabelecidos a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no Programa. As prefeituras indicam as localidades passíveis de atendimento, que receberão antenas para a distribuição do sinal de internet. Além de garantir a segurança da área, a Prefeitura também arcará com as despesas de energia elétrica que esses equipamentos consumirem. O Internet para Todos não oferecerá conexão gratuita para os moradores dessas localidades, mas ofertará o serviço a preços acessíveis. 


De acordo com o Ministério, a conexão do Programa será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos, sendo que três destes foram graças às pesquisas dos cientistas brasileiros, que permitiram estender o prazo de operação do SGCD.

Veja mais notícias sobre Atibaia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 24 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/