Quarta, 09 Out 2024

Faltas em consultas no AME faz aumentar fila de espera

A Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza um trabalho constante para a diminuição dos números do absenteísmo - pacientes faltosos as consultas médicas e exames - no Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Os números divulgados pela Pasta em relação ao ano de 2019, confirmam a situação preocupante, uma vez que as faltas injustificadas e sem aviso à Central de Vagas da Saúde prejudica pacientes que estão na fila de espera e diminuem a oferta de vagas por especialidades disponibilizadas pelo AME para a população da cidade.
Os dados de 2019 registraram um número alarmante, de janeiro a dezembro foram desperdiçadas 3.239 consultas. A unidade do AME Atibaia atende 18 cidades da região e obedece a determinação do governo do Estado de que a disponibilidade de vagas por cidade seja feita por meio da média entre o número da população e o número de atendimentos desperdiçados. Em função do alto número de faltosos, a disponibilidade de consultas para o mês de dezembro foi reduzida em exatas 507 consultas a menos para a população de Atibaia. A média chegou a 22,7 % de absenteísmo no último mês do ano: de cada 100 consultas marcadas, quase 23 pessoas não comparecem ao atendimento.
As ações adotadas pela Pasta, na tentativa de reduzir as faltas, vão desde a assinatura pelo paciente de um termo de responsabilidade de comparecimento, contato telefônico prévio com todos os pacientes agendados e contato posterior para averiguação dos fatores que motivaram a ausência. Em meados de 2019 ainda foi disponibilizado um canal de cancelamento de consultas pelo aplicativo WhatsApp, no número (11) 93000-4076. Para desmarcar a consulta o paciente deve enviar a foto do comprovante de marcação de consulta, pois nele estão todos os dados necessários para o cancelamento, abrindo a oportunidade para outro munícipe ser atendido.
Segundo a Secretaria de Saúde, o esforço tem sido praticamente unilateral, e que para reduzir os números é fundamental que cada paciente tenha ciência do transtorno e desperdício que acarreta cada vez que não comparece à consulta, sem aviso prévio de pelo menos 5 dias. A cada ausência é desencadeada uma série de perdas em toda a estrutura mobilizada em receber e atender o paciente. Com a falta do paciente na consulta ou exame as demais pessoas que necessitam de atendimento são atingidas de forma mais preocupante ainda, pois acabam na fila de espera por um período maior de tempo.
O cancelamento de consultas e exames pode ser realizado: Na unidade de saúde presencialmente; por ligação telefônica no número da unidade de saúde que foi agendado e na Central de Vagas pelo WhatsApp número (11) 93000-4076, com o envio da foto do comprovante de marcação de consultas.

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