Quarta, 29 Jun 2022

10 razões pelas quais a birra do seu filho é realmente uma coisa boa (Parte 1)

Dra. Regiane Glashan*

Acredite ou não, as birras são uma parte importante da saúde emocional e do bem-estar do seu filho. Eu sei que não é fácil enfrentar a crise, mas ela é necessária para o desenvolvimento psicoemocional saudável de seu filho!

Aqui estão 10 razões importantes pelas quais a birra do seu filho é realmente uma coisa boa.

1. Melhor fora do que dentro

As lágrimas contêm cortisol, o hormônio do estresse. Quando choramos, estamos literalmente liberando o estresse de nossos corpos. Verificou-se que as lágrimas também reduzem a pressão arterial e melhoram o bem-estar emocional, desde que haja um ente querido por perto para apoio. Você deve ter notado que quando seu filho está à beira de uma birra, nada está certo. Ele está com raiva, frustrado ou choramingando. Você também deve ter notado que depois que a tempestade passou, ele está com um humor muito melhor. Ajuda se deixarmos nossos filhos fazerem birra sem tentar interromper o processo para que eles cheguem ao fim de seus sentimentos. "Chorar não é a dor, mas um processo rumo a regulação emocional".

2. Chorar pode ajudar seu filho a aprender

Alguns anos atrás eu estava brincando com minha filha de 5 anos. Ela estava construindo com alguns Legos e começou a fazer birra porque não acertava algumas pecinhas. No entanto, depois de fazer "birra", ela se sentou e consertou a estrutura de Lego. Já vi muitos momentos como este, em que uma criança está lutando para expressar sua frustração. Essa "luta" os ajuda a limpar suas mentes para que possam aprender algo novo. Aprender é tão natural para as crianças quanto respirar. Mas quando uma criança não consegue se concentrar ou ouvir, geralmente há um problema emocional que está bloqueando seu progresso. Pesquisas recentes sugerem que, para que o aprendizado aconteça, a criança deve estar feliz e relaxada, e expressar aborrecimento emocional faz parte desse processo.

3. Seu filho pode dormir melhor

Os problemas de sono geralmente ocorrem porque nós, pais, achamos que a melhor abordagem para birras e transtornos é tentar evitá-los. Então, as emoções reprimidas de uma criança borbulham quando seu cérebro está em repouso. Assim como os adultos, as crianças também acordam porque estão estressadas ou tentando processar algo que está acontecendo em suas vidas. Permitir que seu filho chegue ao fim de sua birra melhora seu bem-estar emocional e pode ajudá-lo a dormir durante a noite. Acredito que você não sabia disso!

4. Você disse 'não', e isso é uma coisa boa

A birra que seu filho está apresentado é porque você disse 'não'? Pode ser que sim! E isso é uma coisa boa! Dizer 'não' dá ao seu filho limites claros sobre o comportamento aceitável e inaceitável. Às vezes, podemos evitar dizer "não" porque não queremos lidar com as consequências emocionais, mas podemos permanecer firmes com nossos limites enquanto ainda oferecemos amor, empatia e abraços. Dizer 'não' significa que você não tem medo do lado confuso e emocional da paternidade.

5. Seu filho se sente seguro para lhe dizer como se sente

As birras são na verdade um grande elogio, mesmo que nem sempre pareça assim! Na maioria dos casos, as crianças não estão usando birras para nos manipular ou conseguir o que querem. Muitas vezes seu filho está aceitando o não, e a birra é uma expressão de como ele se sente sobre isso. Você pode ficar firme com o não e simpatizar com a tristeza dele. A chateação com o biscoito quebrado ou as meias da cor errada é apenas um pretexto, e é amor e conexão que ele realmente precisa.

A semana que vem abordaremos as demais razões: "a birra pode ser uma coisa boa para seu filho!".

* Terapeuta Familiar - Casal - Individual, ênfase na relação mãe-bebê. Especialista-Mestre-Doutora-Pós-Doutora pela UNIFESP, Fellow Universidade Pittsburgh - USA. Site: www.terapeutadebebes.com.br. Instagram: @terapeutadebebes_familia

Veja mais notícias sobre Dra. Regiane Glashan.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/