Sábado, 28 Maio 2022

Quando você deve usar o canto da calma com seu filho?

Dra. Regiane Glashan*

Se você se interessou por esse texto, provavelmente você quer desenvolver uma série de ferramentas respeitosas para abordar a educação de seu filho. Como saber quando usar o canto da calma. Existe tempo limite?

Vamos lá! Um passo por vez!

- Antes que as coisas piorem: o canto deve ser um espaço agradável e convidativo que fica aberto para a criança usufruir sempre que ela sentir que está "desregulada". Como estamos falando de crianças na fase pré-escolar, muitas vezes, são os pais que sinalizam e ajudam as crianças a identificar os sinais: braveza, gritos, querer jogar as coisas, movimentos corporais intensos, etc.

- Quando a criança está superestimulada e não consegue se acalmar. Pode ser após uma festinha agitada, após uma reunião de família com muita gente falando ao mesmo tempo e fazendo cobranças, após uma espera na sala de consulta, etc.

- Quando seu próprio filho sinaliza que precisa se acalmar ou precisa de um momento de tranquilidade e com ele mesmo. O canto da calma ajuda a criança a desenvolver a autonomia para reconhecer suas emoções e até como liberá-las de uma maneira produtiva e saudável. Pode ser que seu filho apenas esteja cansado e precise de um tempo para olhar as figuras do livrinho ou dar voz aos seus bonecos.

O canto de calma deve ser um lugar confortável para se sentar ou deitar, e várias atividades calmantes para entreter seu filho. Estas podem ser de natureza sensorial, mas isso não é um requisito.

Coisas que você pode colocar no canto da calma de seu filho. Um dado a considerar é que o canto da calma deve ser elaborado em conjunto com sua criança. Isso dará uma carinha de personalidade e identidade.

1. Pote da calma

2. Plástico bolha

3. Bola antiestresse

4. Spinners

5. Catavento ou imagem visual para respirar

6. Uma lista de atividades de "minuto consciente"

7. Bonecos e bichinhos

8. Materiais de arte

9. Cadeira saco de feijão

10. Cobertores, travesseiros e outros que seu filho desejar

* Terapeuta Familiar - Casal - Individual, ênfase na relação mãe-bebê. Especialista-Mestre-Doutora-Pós-Doutora pela UNIFESP, Fellow Universidade Pittsburgh - USA. Site: www.terapeutadebebes.com.br. Instagram: @terapeutadebebes_familia

Veja mais notícias sobre Dra. Regiane Glashan.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 29 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/