Domingo, 26 Maio 2024

Detran.SP autua 8 motoristas durante blitz da Operação Direção Segura Integrada em Atibaia

Crédito da foto: Detran.SP

Realizada na sexta-feira, 3 de fevereiro, em Atibaia, no interior do estado, uma blitz da Operação Direção Segura Integrada (ODSI) registrou sete recusas ao teste do bafômetro por condutores e um caso de direção sob influência de álcool. A ação do Detran.SP, que tem o objetivo de reduzir e prevenir os acidentes no trânsito causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com direção, abordou 383 motoristas no município.

A operação ocorreu na Alameda Lucas Nogueira Garcez, no centro de Atibaia. Além de agentes do Detran.SP, a operação contou com apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

Vale lembrar que tanto dirigir sob efeito de álcool quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70, e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

Blitzes no estado
Em todo o estado de São Paulo, seis blitzes da Operação Segura Integrada foram realizadas durante o último fim de semana, com ações também em Caraguatatuba, Serrana, Ourinhos, Hortolândia e a capital paulista. Ao todo foram abordados 1.661 veículos, dos quais 88 motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro e dois foram multados por dirigir sob influência de álcool, quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido.

O Detran.SP
De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) é o maior órgão executivo de trânsito do país, sendo responsável por 28% da frota de veículos do Brasil, com mais de 32 milhões de veículos registrados no Estado. Além disso, o Estado de São Paulo possui mais de 27 milhões de motoristas habilitados. Todos os meses o Detran.SP é responsável pela emissão de cerca de 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). São mais de 136 mil documentos emitidos por dia, em média.


Veja mais notícias sobre Polícia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 26 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/