Segunda, 25 Outubro 2021

Golpe do WhatsApp vs Pesquisa do Ministério da Saúde sobre a Covid19

Tentativa de golpe realizada contra um morador de Atibaia. Na imagem, a mensagem via SMS gerada pelo golpista na tentativa de clonar o celular

Golpistas estão usando o nome de uma pesquisa verdadeira realizada pelo Ministério da Saúde para aplicar golpes. Quem receber uma dessas ligações deve ficar atento porque o Ministério da Saúde não solicita nenhum código para confirmar informações ou dados pessoais dos participantes.

O GOLPE
Golpistas vêm usando o nome do Ministério da Saúde para aplicar golpes, na tentativa de clonar WhatsApp das vítimas, roubar dados e obter dinheiro de forma ilícita.

Nessa modalidade, o golpista se passa por funcionário do Ministério da Saúde e afirma que está fazendo uma pesquisa sobre o novo coronavírus para tentar clonar o WhatsApp da vítima.

O golpista faz algumas perguntas aleatórias sobre o perfil do interlocutor e em dado momento da conversa, o criminoso informa que foi enviado um código via SMS e que o mesmo precisa ser confirmado para o andamento da pesquisa.

Na verdade, o que ele está enviando são dígitos que, uma vez compartilhados, permitem acesso ao WhatsApp do "pesquisado", permitindo o golpista a "clonar" o WhatsApp da vítima.

Em posse da conta roubada, ele pode se fazer passar pela vítima para pedir empréstimos a seus amigos e parentes, por exemplo.

Quer proteger seu WhatsApp de golpes?
Você nunca deve compartilhar o seu código de verificação do WhatsApp enviado por SMS com terceiros, nem mesmo com amigos ou familiares.

Se suspeitar que outra pessoa está utilizando a sua conta do WhatsApp, deverá notificar a sua família e amigos, porque essa pessoa poderá passar por si em conversas e grupos.

Confira as dicas para proteger seu WhatsApp de golpes:

Veja mais notícias sobre Polícia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 25 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/