Sexta, 26 Abr 2024

Consultas no AME têm alto índice de ausência em Atibaia

A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza um trabalho constante para a diminuição dos números do absenteísmo – pacientes faltosos às consultas médicas e exames – no Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Os números divulgados pela Pasta em relação aos quatro primeiros meses de 2022 confirmam a situação preocupante, uma vez que as faltas injustificadas e sem aviso à Central de Vagas da Saúde prejudicam pacientes que estão na fila de espera e diminuem a oferta de vagas por especialidades disponibilizadas pelo AME para a população.

De janeiro a abril foram desperdiçadas cerca de 1190 consultas com especialistas e mais de 1080 exames ofertados. A unidade do AME atende 11 cidades e nas consultas atingiu uma média de 21,76% de absenteísmo no mês de janeiro; 21% em fevereiro; 16,98% em março e 13,54% em abril. Na média de exames, as faltas injustificadas chegaram a índices de 18,66% em janeiro, 16,89% em fevereiro 18,29% em março e quase 17% em abril.

A ausência sem comunicação prévia desencadeia uma série de perdas em toda a estrutura mobilizada em receber e atender o paciente. Se os setores ficam ociosos, as demais pessoas que necessitam de atendimento são atingidas de forma mais preocupante ainda, pois acabam na fila de espera por um período maior de tempo.

A Secretaria de Saúde de Atibaia, por meio da Central de Regulação, realiza um trabalho para diminuir estes números. Entre as ações adotadas está o agendamento das consultas e exames, que são encaminhados para a Unidade de Saúde de referência do paciente, que entra em contato para informar data, horário e local do atendimento e para retirada da guia de atendimento. Caso não haja sucesso no contato, ou o paciente desmarque, as vagas retornam à Regulação para encaixar outro paciente no lugar. Apesar de todo empenho e estratégias adotadas, os números que surgem a cada final de mês continuam preocupantes.

Segundo a Secretaria de Saúde, para reduzir os números é fundamental que cada paciente tenha ciência do transtorno e desperdício que acarreta cada vez que não comparece à consulta sem aviso prévio. A cada ausência é desencadeada uma série de perdas em toda a estrutura mobilizada em receber e atender o paciente, além de um impacto financeiro gerado para a Prefeitura.

É simples cancelar a consulta agendada e contribuir para a redução do índice de absenteísmo: basta ligar ou ir presencialmente na Unidade de Saúde de referência com documento pessoal e informar o cancelamento. É uma ação que pode salvar vidas.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários: 1

José Roberto A A. em Quinta, 28 Julho 2022 12:08

Ame já tive consulta agendada liguei muito antes para desmarcar atendente respondeu para não se preocupar,só não vir no dia certo nem meu nome pegou

Ame já tive consulta agendada liguei muito antes para desmarcar atendente respondeu para não se preocupar,só não vir no dia certo nem meu nome pegou
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/