Quarta, 24 Abr 2024

Março Lilás: Atibaia oferece exames e outras ações de prevenção ao câncer de colo de útero

Nota05---Maro-Lila_20240308-230611_1

O mês de março chegou e a Prefeitura de Atibaia programou uma série de atividades de prevenção e combate ao câncer de colo de útero para marcar o Março Lilás na cidade. Exames de Papanicolau, testes rápidos e palestras com diferentes profissionais estão entre as ações que serão realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

3º tumor mais frequente entre as mulheres
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo de útero figura como o terceiro tumor maligno mais frequente entre as mulheres no Brasil (atrás do câncer de mama e do colorretal) e pode ser prevenido por meio de medidas simples e a detecção precoce.

Exames nas Unidades de Saúde
Cada unidade de saúde de Atibaia terá o seu Dia da Mulher, uma vez que Março também é o Mês da Mulher, com uma programação própria e práticas voltadas ao autocuidado. Nas unidades haverá exames de Papanicolau, testes rápidos, práticas integrativas, roda de conversa, palestras com diferentes profissionais e outras atividades.

O Dia da Mulher nas unidades de saúde começou no dia 2 e vai até o fim do mês, percorrendo todas as unidades de saúde do município, conforme o cronograma abaixo.

Papanicolau na CASAMAR
Inaugurada pela Prefeitura em 2023, a CASAMAR - Casa de Atenção à Saúde da Mulher (Rua Presidente Lincoln, nº 44 - Jardim Samambaia), como serviço especializado, realiza a coleta sempre com agendamento. Vale lembrar que para fazer o exame de Papanicolau, a mulher não pode estar menstruada nem ter tido relações sexuais três dias antes do exame.

Com um atendimento qualificado e humanizado, a CASAMAR realiza em média por mês 243 consultas ginecológicas, 270 atendimentos de enfermagem, 12 colonoscopias, 5 inserções de DIU e 67 ultrassonografias obstétricas. São ofertados atendimentos para as mulheres em todas as etapas da vida, sempre buscando um tratamento resolutivo e promovendo a prevenção. A CASAMAR possibilitou acesso mais rápido às gestantes com comorbidades e/ou patologias obstétricas ao pré-natal de alto risco e também disponibilizou mais vagas de ultrassonografia obstétrica.

Prevenção
A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papilomavírus humano (HPV). A transmissão da infecção pelo HPV ocorre por via sexual, consequentemente, o uso de preservativos durante a relação sexual protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer através do contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal.

A principal forma de prevenção, entretanto, é a vacina contra o HPV. O Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal a vacina tetravalente contra o HPV para adolescentes de 9 a 14 anos de idade.

Sintomas
Entre os sintomas do câncer de colo do útero em estágio inicial estão: manchas de sangue irregulares ou sangramento leve em mulheres em idade reprodutiva; mancha ou sangramento pós-menopausa; sangramento e dor após a relação sexual; aumento do corrimento vaginal, às vezes com mau cheiro. Conforme o câncer de colo do útero avança, sintomas mais graves podem aparecer, incluindo: dores persistentes nas costas, perna ou em baixo ventre; perda de peso, fadiga e perda de apetite; corrimento vaginal com mau cheiro e desconforto vaginal; inchaço de uma perna ou ambas.

Papanicolau
É um exame realizado para detectar alterações celulares no colo do útero. O nome é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolau, que criou o método no início do século. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. O exame preventivo é indolor, simples e rápido.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/