Atibaia está em 20º lugar em educação entre os 5.570 municípios do país
Atibaia mais uma vez comemora bons resultados na área da Educação. A cidade se destacou no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), que mede a qualidade das oportunidades educacionais da educação básica. Entre os 5.570 municípios avaliados, Atibaia ficou em 20º lugar, com a média de 5,6, repetindo a mesma pontuação de 2015. A diferença de Atibaia para o primeiro lugar, a cidade de Sobral, no Ceará, foi de apenas 0,6 pontos. O resultado, divulgado na última quinta-feira (7), pela organização não governamental Centro de Liderança Pública, coloca o município entre as melhores cidades do país.
O IOEB é um índice alternativo aos oficiais que mede o nível de oportunidades educacionais oferecidas a crianças e jovens pelos municípios. Além do nível de aprendizagem, o Índice inclui indicadores como evasão e tempo de experiência de professores e diretores. A diferença entre o IOEB e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é que este foca nas escolas e captura apenas os alunos que participam de alguma rede de educação, enquanto o IOEB usa o estado ou município como unidade de análise e captura os alunos de todas as redes e também aquelas crianças em idade escolar, mas que estão fora da escola.
“Priorizamos a educação em nosso governo. Nos orgulha muito quando alcançamos resultados positivos e eles, a exemplo do Ideb, são a prova de que o município tem um excelente nível de ensino. A rede municipal tem participação fundamental nessa conquista. É um reconhecimento ao trabalho dedicado dos nossos profissionais da Educação, que estão oferecendo o melhor para as nossas crianças”, disse o prefeito Saulo Pedroso.
Os indicadores usados pelo IOEB são: Proporção de docentes com pelo menos o ensino superior completo; Média de hora aula diária das escolas públicas e privadas das turmas de Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio; Proporção de diretores com pelo menos 3 anos de experiência na escola; Proporção de diretores com pelo menos 6 anos de experiência na escola e Taxa de atendimento na educação infantil (0 a 6 anos).
Para a secretária de Educação, Márcia Bernardes, a 20ª colocação consolida Atibaia como “cidade-modelo” no setor. Para ela, o IOEB oferece uma visão mais abrangente do cenário da Educação e, aliado ao Ideb, evidencia as principais qualidades dos municípios no setor. “Os índices comprovam a qualidade do ensino em Atibaia. Os resultados obtidos, além de serem um reconhecimento ao trabalho realizado, são um incentivo para buscarmos cada vez mais esses patamares de qualidade e excelência que estamos alcançando”, apontou a secretária.
Qual a relevância do IOEB?
O IOEB identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem. O índice oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade. Engloba toda a educação básica (da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local), rede estadual, municipal e privada, bem como todos os moradores locais em idade escolar e não apenas os que estão efetivamente na escola.
Veja mais notícias sobre Atibaia.
Comentários: