Segunda, 18 Ago 2025

Em Atibaia, plantio de cerejeiras celebra 110 anos da imigração japonesa no Brasil

Em Atibaia, plantio de cerejeiras celebra 110 anos da imigração japonesa no Brasil

Na manhã desta quinta-feira (20) a Prefeitura da Estância de Atibaia, em parceria com a Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Atibaia - Acenbra, promoveu o plantio de mudas de cerejeiras no município em ação que celebra os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, comemorados este ano no país, e o Dia da Árvore, comemorado nesta sexta-feira (21). A homenagem à comunidade nipônica aconteceu na rotatória em frente ao supermercado da Av. Pref. Antônio Júlio Toledo Garcia Lopes, no Jardim Cerejeiras, bairro que leva o mesmo nome das espécies plantadas.


A ação foi organizada pela Secretaria de Agricultura e contou com a participação da Secretaria de Serviços e da Coordenadoria de Meio Ambiente. Um total de 16 mudas de cerejeiras foram plantadas e a escolha da espécie aconteceu justamente por sua relação de simbolismo com a comunidade nipônica.


No local do plantio, a Prefeitura também instalou uma placa marcando o ato e a celebração dos 110 anos de imigração: “Que os laços de respeito e amizade entre brasileiros e japoneses, há tantos anos cultivados por essas terras, floresçam cada vez mais e continuem sendo motivo de orgulho para Atibaia, que agradece e enaltece toda a comunidade nipônica”, destaca um trecho da placa.


Participaram da ação o prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza; o vice-prefeito Emil Ono; o secretário de Agricultura, Mario Inui, também como representante da Associação Fukushima Kenjin de Atibaia; o secretário de Serviços, Alcides Ribeiro de Almeida Júnior; o Coordenador de Meio Ambiente, Daniel Borghi Filho; a presidente da Câmara Municipal, vereadora Roberta Barsotti; o vereador Julio Cesar Mendes; o presidente da Acenbra, Ciro Komura; o presidente da Associação Hortolândia de Atibaia, Nelson Yoshida; o presidente da Associação dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais de Atibaia - Pró-Flor, Dirceu Hashimoto; o comandante da 3ª CIA da Polícia Militar, capitão Wanderlei Turolla; entre outras autoridades e funcionários da Prefeitura.


“O plantio dessas cerejeiras se soma aos demais eventos e atividades realizados pela Prefeitura este ano em celebração aos 110 anos de imigração. Registramos, mais uma vez, nossa admiração aos japoneses, enaltecendo sua trajetória, sempre marcada pela integridade, força e perseverança em todo o território nacional e, especialmente, em Atibaia, cidade que conta com uma expressiva comunidade nipônica”, afirmou o prefeito.


Eventos comemorativos


Em julho deste ano a Prefeitura da Estância de Atibaia, em parceria com a Acenbra, a Associação Hortolândia de Atibaia e a Associação dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais de Atibaia (Pró-Flor), promoveu um evento em comemoração aos 110 anos de imigração japonesa no Brasil.


Na oportunidade, em ação realizada no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, a Prefeitura homenageou 16 representantes - com trajetórias marcadas pela contribuição para o desenvolvimento do município - indicados pelas associações (Hortolândia, Acenbra e Pró-Flor) por meio da Comissão Municipal para Comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil em Atibaia, conforme Decreto Municipal nº 8.516/18.


Além disso, no mês de julho Atibaia contou com as exposições “110 anos da Imigração Japonesa no Brasil”, no subsolo do Centro de Convenções, e “Juntos e Misturados”, no hall do Centro de Convenções, como parte da programação em celebração a essa data histórica.

Veja mais notícias sobre Atibaia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 18 Agosto 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/