Quarta, 29 Jun 2022

Fundo Social de Solidariedade de Atibaia apresenta Tampinha do Bem para municípios da região

Na tarde da última terça-feira (22) o Fundo Social de Solidariedade de Atibaia, em parceria com a empresa Lar Plásticos, apresentou para diversos municípios da região uma iniciativa lançada na cidade e que em pouco tempo já se tornou uma referência de política pública por unir solidariedade e sustentabilidade: a Tampinha do Bem. Conforme o Fundo Social, a proposta é incentivar a reciclagem de tampinhas de plástico – itens comuns no dia a dia das pessoas, mas também bastante prejudiciais ao meio ambiente – e, ao mesmo tempo, promover uma ação beneficente, auxiliando famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

Durante o encontro realizado em Atibaia, no auditório do Fórum Cidadania, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Tamy Ono, relatou às representantes dos municípios vizinhos o funcionamento da Tampinha do Bem: uma cadeia produtiva que alia solidariedade e sustentabilidade, com as tampinhas sendo recebidas pelo Fundo Social e repassadas a uma empresa parceira, a Lar Plásticos, que então pesa e compra o material coletado, revertendo o valor que seria gerado em renda para providenciar a aquisição dos itens solicitados pelo Fundo Social.

Desde que a Tampinha do Bem foi criada, em maio de 2021, o Fundo Social de Atibaia conseguiu arrecadar quase sete toneladas de tampinhas plásticas, todas revertidas em alguma forma de ajuda às pessoas que mais precisam em Atibaia, garantindo, por exemplo: a doação de cobertores na Campanha de Inverno; de chocolates no Dia das Crianças; e de panetones no Natal. Hoje, a arrecadação de tampinhas de plástico é uma ação permanente na cidade e há cerca de 200 pontos de coleta espalhados por Atibaia, em diferentes locais: feiras livres, escolas, creches, colégios, igrejas, postos de saúde, condomínios, secretarias municipais e estabelecimentos comerciais.

"É muito gratificante para Atibaia, sobretudo para a equipe do Fundo Social, que hoje a Tampinha do Bem seja uma realidade já consolidada na rotina de todos, uma ação permanente na cidade. Encontramos uma nova forma de promover assistência social, solidariedade e sustentabilidade, e é motivo de muito orgulho para todos que essa iniciativa esteja servindo de inspiração para mais pessoas, empresas e municípios interessados em garantir uma sociedade e um mundo melhor", ressaltou Tamy Ono.

Para o diretor Administrativo da Lar Plásticos, André Novelli, "o propósito da empresa, além de atuar para o reaproveitamento do plástico como matéria-prima, é auxiliar para que campanhas como essa sejam bem-sucedidas. Estamos felizes pela parceria e com a ampliação da ação em cidades da região", afirmou.

O Fundo Social de Solidariedade de Atibaia ressalta que a arrecadação das tampinhas plásticas acontece ao longo do ano todo, sempre com o objetivo de ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pela rede de Assistência Social de Atibaia. No momento, por exemplo, o desafio da Tampinha do Bem é arrecadar tampinhas para trocar por chocolates para a Páscoa.

Entre as representantes dos municípios da região presentes no encontro em Atibaia estiveram: a presidente do Fundo Social de Bom Jesus dos Perdões, Eliana Guerra; a presidente do Fundo Social de Bragança Paulista, Francine Pereira; a primeira-dama de Joanópolis, Roberta Becari; a presidente do Fundo Social de Nazaré Paulista, Priscila Almeida; a primeira-dama de Piracaia, Fernanda Tessaro Cintra; e a primeira-dama de Campo Limpo Paulista, Mara.

Veja mais notícias sobre Atibaia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/