Quarta, 29 Jun 2022

Hospital Albert Sabin fala sobre o atendimento ao Convênio dos servidores da Prefeitura de Atibaia

Sobre a licitação do convênio médico dos servidores da Prefeitura de Atibaia, onde 2 empresas se inscreveram, e foi vencida pela New Leader ainda pairam dúvidas no ar. Faltava conversar com o Albert Sabin Hospital e Maternidade que, segundo fomos informados, será a referência no atendimento. Então, fomos ao Albert Sabin Hospital e Maternidade, onde a diretoria nos recebeu com a dedicação que sempre nos foi oferecida, e fizemos algumas perguntas:

Atibaia Hoje - O hospital vai atender todos os servidores?

ASHM - Lembramos que não entramos na licitação porque não há interesse em absorver todo o atendimento dos servidores da Prefeitura. Por outro lado, somos credenciados pelas 2 operadoras de planos de saúde que se apresentaram na licitação, o que evidencia a disponibilidade do nosso complexo hospitalar em atender os conveniados dessas operadoras.

Atibaia Hoje - Os senhores conhecem a New Leader?

ASHM - Há mais de 2 anos temos um contrato firmado com essa operadora e nesse período de credenciamento não houve nada que os desabonasse.

Atibaia Hoje - As consultas dos pacientes serão marcadas e atendidas no Sabin?

ASHM - Essa é uma questão importante e deve ser esclarecida para evitar contratempos. As consultas serão agendadas somente por intermédio da New Leader, que direcionará os pacientes para os seus serviços credenciados.

Atibaia Hoje - Mas os pacientes nunca serão atendidos nos centros médicos do Sabin?

ASHM - Disponibilizaremos algumas agendas de consultas que serão oferecidas para a operadora New Leader, a quem cabe organizar e direcionar os atendimentos. Mas, as consultas eletivas somente serão atendidas em nossas unidades com o paciente portando a guia autorizada após o prévio agendamento pela operadora New Leader.

Atibaia Hoje - E o Pronto Socorro?

ASHM - Isso também é importante. Acordamos com a operadora New Leader que atenderemos somente os casos de urgência e emergência, de média e alta complexidade, para adultos e crianças, ortopedia e ginecologia. Reafirmamos a nossa opção em não absorver todo o atendimento e preservar o nosso padrão de qualidade, o que certamente seria prejudicado caso os servidores entendam apenas como uma mudança de atendimento de um hospital para outro. E não é isso. Houve uma alteração de operadora de saúde e agora, os casos mais leves, do dia a dia, serão atendidos no Pronto Atendimento da New Leader.

Atibaia Hoje - Mas precisa de guia do convênio para passar no Pronto Socorro do Sabin?

ASHM - Não. Todos os pacientes que nos procurarem no PS serão atendidos. Entendemos o questionamento do leigo quando cabe a ele definir o que é urgência ou não, mas confiamos no bom senso que direcionará casos mais leves para o Pronto Atendimento da New Leader, reservando a nossa unidade de urgência para casos questionáveis ou mais graves.

Atibaia Hoje - E os acidentes?

ASHM - Sugerimos que todas as urgências (mesmo pequenas suturas) e emergências sejam atendidas em nosso PS.

Atibaia Hoje - O Sabin comporta o aumento de demanda?

ASHM - Lembramos que Atibaia é uma referência em saúde, já que o Albert Sabin e o Hospital Novo Atibaia já atendem as cidades da região num raio de 100 km. Temos uma estrutura física e técnica que comporta essa demanda de internações e de procedimentos cirúrgicos.

Atibaia Hoje - As internações e cirurgias serão feitas todas no Sabin?

ASHM - Em conformidade com a nossa capacidade de atendimento e mediante autorização prévia da New Leader. Mas, já estão disponíveis os atendimentos de hemodiálise, internações clínicas, cirurgias gerais e de especialidades (gastrocirurgia, bariátrica, ortopedia, cardíaca, neurocirurgia, urologia, cabeça e pescoço, buco-maxilo, ginecologia, vascular), serviços de exames e terapias.

Atibaia Hoje - Há um descontentamento de alguns servidores em relação a essa mudança. Qual a posição de vocês sobre isso?

ASHM - Os serviços de saúde em geral estão familiarizados com situações como essa, em que uma empresa troca o convênio e há uma substituição dos postos de atendimento. Temos a ciência que isso assume proporções ainda maiores nesse momento, pelas raízes adquiridas nessa relação de décadas entre os servidores e a equipe do AMHA. Mas essa mudança de operadora de plano de saúde nos parece ser a nova realidade, fato confirmado pela situação de que nenhum dos 2 hospitais da cidade se apresentaram para a licitação com seus convênios próprios.

Veja mais notícias sobre Atibaia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/