Quarta, 24 Abr 2024

LECI BRANDÃO E ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ENCERRAM FESTIVAL DE INVERNO

LECI BRANDÃO E ACADÊMICOS DO TATUAPÉ ENCERRAM FESTIVAL DE INVERNO
A arena do Centro de Convenções “Victor Brecheret” vai receber neste sábado (10), a partir das 18h, as atrações de encerramento do Festival de Inverno 2019. A programação vai compor uma festa com muita alegria e animação que encerra com a Acadêmicos do Tatuapé e sua madrinha Leci Brandão apresentando o samba enredo 2020 que vai levar Atibaia para o Sambódromo do Anhembi.

As atrações começam com o Projeto R.O.Z.A. às 18h. Na sequência tem apresentação dos tambores japoneses com o Taiko e depois a FAMA sobe ao palco e prepara o público para receber a Acadêmicos do Tatuapé e sua madrinha, a sambista Leci Brandão. Entre sambas famosos e a cadência da bateria da Acadêmicos, o enredo “O ponteio da viola encanta…Sou fruto da terra, raiz desse chão…Canto Atibaia do meu coração” vai ecoar por toda a plateia.

O encerramento do Festival de Inverno 2019, além da integração cultural e artística, vai promover uma importante ação com as barracas de alimentação do Fundo Social de Solidariedade. Tudo o que for comercializado de comidas e bebidas terá parte do lucro revertido para as ações sociais do Fundo Social da Prefeitura.


Acadêmicos do Tatuapé apresentou samba enredo de 2020 em homenagem a Atibaia nesta semana

Evento de lançamento contou com a presença de autoridades e integrantes de manifestações artísticas e culturais da cidade

Divulgada em abril deste ano, a escolha de Atibaia como tema do samba enredo da Escola de samba Acadêmicos do Tatuapé para o Carnaval de 2020, tem estreitado as relações de troca e o entrosamento cultural e artístico entre ambas. Tanto que, no último sábado (3), a convite da própria Acadêmicos, aconteceu o evento de lançamento do samba enredo que homenageia Atibaia. A quadra da Escola de samba recebeu, além de autoridades e convidados atibaienses, a apresentação de dois importantes grupos que representam o encontro cultural característico de Atibaia: a premiada Fanfarra Municipal de Atibaia (FAMA) e os tambores japoneses do Taiko.

Com uma recepção à altura de todos os atrativos que Atibaia oferece, mais de 2.500 membros da Acadêmicos do Tatuapé se uniram para reverenciar a cidade homenageada e o novo samba enredo. Escolhido entre 34 canções, o samba é a fusão de duas músicas que chegaram a etapa final e é assinado pelos músicos Turko, Zé Paulo Sierra, Maradona, Silas Augusto, Rafa do Cavaco, Luiz Jorge, Léo Reis, Fabiano Sorriso, Márcio André, Daniel Kattar e Belo. O enredo “O ponteio da viola encantaSou fruto da terra, raiz desse chãoCanto Atibaia do meu coração”, levará para o desfile do Sambódromo do Anhembi, no carnaval de 2020, a beleza, as crenças, a tradição e o espírito sertanejo do povo, transmitido por gerações.

O evento foi especialmente planejado para que as diferentes manifestações culturais presentes transbordassem energia, entrosamento e alegria, dando uma prévia do que a Escola vai mostrar no Carnaval de 2020. Fundada em 1.952, a Acadêmicos do Tatuapé conquistou seu primeiro título de campeã da elite do Carnaval Paulista em 2017 e, em 2018, já foi bicampeã. Este ano, a agremiação foi a 7ª colocada e, em 2020, buscará o tricampeonato levando Atibaia à avenida, além da torcida de toda a população da cidade.

Confira a letra do samba enredo 2020 que canta Atibaia:

Ê viola! Inspiração da minha alma sertaneja

Ê viola! O meu paraíso abriu a porteira

O galo canta, anuncia um novo dia

Relicário de beleza o sol brilha em poesia

É sagrado esse chão

No suor da enxada eu cresci de grão em grão 

Lá vem o trem Lá vai fumaça

O meu folclore é herança popular

Senhora do rosário de alumia

Salve águas de oxalá

Lê lê lê lê lê á Vem pro nosso arraiá

Tem fogueira, quentão viva meu São João 

Puxe o fole sanfoneiro pra viola chorar

O balão vai subindo pro céu enfeitar

Sou eu Filho da terra onde mora a poesia

Um violeiro que seguiu em romaria

Oh mãe querida peço tua proteção

Trago no peito essa linda tradição

E o orgulho de viver nesse lugar (Meu lugar)

Num “templo” de paz e amor

Das mãos calejadas a arte brotou

No alto da pedra, obra divina do meu criador

É carnaval

Sinto o perfume das flores

Um doce sabor no meu paladar

É Atibaia Nos braços do povo à cantar

Ponteia viola Bate o meu coração

Sou fruto da terra, raiz desse chão 

Tatuapé Comunidade guerreira

Levanta sacode a poeira

Veja mais notícias sobre Atibaia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.atibaiahoje.com.br/